Atualmente, muitos são os casos levados para a justiça, pois somente em tribunais podem ser resolvidas e determinadas as ocorrências. Além disso, é importante destacar que para cada tipo de situação, há um advogado especializado para conduzir a questão a fim de que tudo seja esclarecido da forma correta.
O núcleo familiar envolve muitas situações que precisam ser tratadas por um advogado de família. Sendo assim, é preciso que você saiba quando procurar e em que momento buscar auxílio e ajuda de um profissional do campo do direito para solucionar seus problemas.
Isso porque, com a experiência do advogado e por se tratar de questões íntimas e particulares, muitas vezes, é possível resolver o caso por conciliação entre as partes e reuniões com o advogado. Portanto, tudo vai depender de cada situação, bem como, das pessoas que estão envolvidas.
Área familiar: Em quais casos o advogado pode atuar?
Para que entenda melhor, confira a seguir quais são as principais situações na área da família que podem ser auxiliadas e atuadas pelo advogado familiar:
- Casamento;
- Herança e testamentos;
- Pensão alimentícia;
- Guarda e visita aos filhos;
- Adoção;
- Divórcios judiciais e extrajudiciais;
- Entre outros
E quando a intenção do cliente for resolver tudo de maneira mais rápida, é possível ainda intermediar entre as partes para que se chegue a um consenso prático e objetivo.
O indicado é procurar o profissional assim que o problema ou questão for identificado, para que o processo não seja lento e possa ser resolvido o quanto antes.