A solidão é um sério problema para a saúde mental e física das pessoas. 

Em tempos de pandemia, a situação fica ainda pior, pois, no objetivo de se proteger do vírus da COVID-19, o afastamento social leva muitas pessoas ao estresse e à depressão.

Os problemas causados pela solidão e o distanciamento prolongado podem causar doenças, como:

Uma das maneiras de combater essa situação é contar com um amigo fiel que ajuda a evitar a tristeza e a falta de prazer na vida.

Neste post apresentamos a importância de um pet para manter a saúde mental e física. Continue lendo e saiba mais sobre esse interessante assunto!

Animais de estimação

Os animais de estimação são grandes amigos e ajudam muitas pessoas a enfrentarem as dificuldades do dia-a-dia.

O simples fato de dar um colo ao seu cão ou gato na hora de assistir o seu programa favorito, contribui para aliviar as emoções e possibilita a troca de carinho que tanto bem faz às pessoas.

O homem é um animal sociável e, muitas vezes, os problemas acabam afastando-o do convívio com os familiares e distanciando-o dos amigos, onde o pet passa a ser o seu grande confidente e companheiro.

A presença de um animal de estimação colabora na manutenção da saúde mental, o que leva milhares de pessoas a ter maior qualidade de vida e prazer no seu cotidiano.

Uma pesquisa em andamento

Pesquisadores da República Tcheca desenvolvem estudos desde 2013, conhecido como Kardiozive Brno 2030, que examinam a convivência entre o ser humano e animais de estimação, especialmente cães, avaliando os efeitos desses companheiros no cotidiano de 2 mil pessoas.

Essa pesquisa terá prosseguimento até o ano de 2030, quando um relatório completo será publicado apresentando a importância dos animais de estimação na vida do ser humano.

Os números já levantados mostram que as pessoas que possuem um pet apresentam um melhor quadro clínico, uma vez que:

  • desenvolvem alguma atividade física,
  • possuem uma dieta saudável,
  • apresentam nível ideal de açúcar no sangue.

Essas pessoas tendem a não desenvolverem problemas de saúde cardiovascular, independentemente de idade, sexo e nível educacional.

Por que os pets auxiliam na saúde mental e física?

As conclusões a respeito da qualidade de vida dos tutores de pets indicam que a presença de um animal de estimação motiva as pessoas a cuidarem e buscarem conforto para os seus animaizinhos.

Isso obriga-as a movimentação física e desenvolvimento de relacionamentos, estimulando um estilo de vida mais ativo, onde passa a fazer parte da vida cotidiana:

  • caminhadas e passeios nos parques,
  • cuidados com a saúde do animal,
  • deitar com o animal e descansar o corpo,
  • ensinar e adestrar o pets.

Os benefícios para a saúde mental

Diante de todas essas informações, conclui-se que os pets trazem grandes benefícios para a saúde mental, o que acaba repercutindo na estrutura física das pessoas.

Um pet em sua casa, desde que você goste de animais:

  • elimina a solidão,
  • restaura o amor-próprio,
  • diminui a depressão e o estresse,
  • motiva a vida social,
  • estabelece o senso de responsabilidade,
  • oportuniza momentos de felicidade.

Um animal de estimação pode fazer toda a diferença na qualidade de vida das pessoas, contribuindo na alegria do lar e estabelecendo objetivos e motivos para a caminhada de cada dia.
Agora que você já sabe qual a importância de um pet para a saúde mental, continue conosco e leia nosso post que apresenta quais as melhores raças de cachorros para apartamentos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redes Sociais

Parceiros

Logo Blog da Sulamita

Sou Sulamita Pinheiro Machado Cogan, advogada por formação. Todavia, por gostar de alguns assuntos como moda, beleza, música, pets, etiqueta e turismo no Brasil, resolvi escrever um blog para trazer aos usuários na internet conteúdos importantes sobre cuidados e os produtos utilizados com os pets.