Neste post, você vai descobrir quais são as frutas mais indicadas em dietas saudáveis para adicionar no seu cardápio.

Afinal de contas, muitas frutas podem acabar comprometendo o seu resultado, já que são ricas em açúcar e até aumentam a vontade por doces.

Pensando nisso, é essencial ficar atento ao que realmente deveria estar no seu preto.

Então, chega de esperar, pegue o seu bloquinho de notas e não perca mais tempo!

Abacate

Para começar essa lista, nada melhor que citar uma das frutas mais conhecidas e recomendadas quando o tema é dieta, perder peso ou emagrecer.

Em síntese, o abacate é uma fruta pouco calórica, rico em gorduras boas e nutrientes essenciais.

Justamente por isso, pode auxiliar na saúde do coração e até melhorar o controle do colesterol.

Mas não é só isso.

O abacate também contém fibras.

Portanto, melhora o fluxo intestinal e ainda dá a sensação de saciedade, fazendo com que você demore mais para sentir fome.

O problema é que muitas pessoas acabam consumindo a fruta com outros ingredientes, como o leite ou açúcar.

Sendo assim, a dica de ouro é comer a fruta pura, em torno de um quarto por dia.

Uma outra opção é fazer uma “guacamole” saudável.

Para isso, pique cubos da fruta madura, adicione suco de limão, pimenta-do-reino e dedo de moça (opcional) e tomate em cubos.

Depois, é só misturar bem e consumir pequenas porções no café da manhã, tarde ou em meio as suas refeições do dia.

Melancia é uma das frutas mais indicadas em dietas saudáveis

Chegando à segunda posição desse post, a melancia não poderia ficar de fora.

Em resumo, muitas pessoas esquecem da melancia por ela ser doce, o que passa a sensação de açúcar entrando no corpo.

Entretanto, a grande realidade é que a melancia é formada basicamente por água.

Não à toa, é a fruta mais indicada para o verão ou para os dias mais secos e quentes, já que melhora a hidratação do corpo.

Uma outra vantagem é que a melancia possui um aminoácido que melhora o relaxamento dos vasos.

Logo, reduz a retenção de líquido, inchaço, melhora a circulação e evita que a linfa fique presa no corpo.

Por isso que aumenta a produção de urina.

Os cursos online de culinária apostam em diversas opções de como consumir a fruta.

Porém, a recomendação é optar por ela natural mesmo, picada.

Outra opção é preparar um suco natural, apenas batendo a fruta e deixar em uma garrafinha, sempre por perto.

Abacaxi

O abacaxi é uma fruta que ficou muito famosa em alguns churrascos de família, sendo preparado assado.

Entre as grandes vantagens dessa fruta, está o efeito diurético, que aumenta a queima calórica, reduz o inchaço e também a retenção de líquidos.

Ao mesmo tempo, causa a sensação de saciedade, evita desconfortos estomacais e pode ajudar a reduzir a fome.

Inclusive, essa é uma das frutas mais indicadas em dietas saudáveis, porque tem um efeito detox, eliminando toxinas do corpo.

A dica é sempre consumir o abacaxi em pedaços, sem adicionar nenhum outro ingrediente.

Entretanto, uma boa alternativa é fazer ele grelhado com canela, que tem efeito termogênico e acelera a queima de gorduras.

Ademais, o suco de abacaxi com gengibre ou hortelã também pode ser uma boa opção.

Mas lembre-se de não adicionar açúcar ou adoçante.

Kiwi

Kiwi é uma fruta deliciosa, mas que muitas vezes é esquecida ou deixada em segundo plano.

O que é um grande erro.

Entre os grandes benefícios do kiwi está a presença de potássio e vitamina C.

Da mesma maneira, a fruta é rica em antioxidantes naturais, magnésio e outros nutrientes essenciais que ajudam no controle da fome, relaxamento e redução de medidas.

Inclusive, a fruta possui um efeito calmante natural e, por isso, é muito indicada para consumo à noite, antes do horário de dormir.

Então, pique a sua fruta, coloque em um potinho e aproveite para aqueles momentos de ver um filme, seriado na tv ou para ler um pouco antes do descanso.

Entre as frutas mais indicadas em dietas saudáveis estão as vermelhas

As frutas vermelhas são amplamente conhecidas nos cardápios saudáveis, mas ainda causam certa dúvida em algumas pessoas.

Além disso, existem algumas confusões em relação a quais seriam esses alimentos.

Portanto, muitos cursos online com certificado mostram que todas as frutas com tom vermelho, roxo ou arroxeado se encaixam aqui.

Logo, temos como algumas das opções:

  •        Morangos;
  •         Amoras;
  •       Cerejas;
  •        Framboesas;
  •        Bluberry;
  •         Uvas;
  •          Açaí;
  •         Acerola;
  •         Mirtilo;
  •         Pitaya, entre outras.

A vantagem de consumir essas frutas no dia-a-dia, é que elas são ricas em nutrientes e antioxidantes.

Com isso, aceleram a queima de gordura, reduzem a retenção de líquido, eliminam o inchaço e causam saciedade.

Da mesma maneira, os antioxidantes conseguem evitar o envelhecimento celular e, com isso, combatem os sinais da idade.

Outras frutas que você deve consumir

Para finalizar, é interessante destacar que existem diversas outras frutas que podem ser benéficas para o seu corpo.

Ao mesmo tempo, ajudam no emagrecimento e podem ser incluídas na sua dieta.

Outras frutas mais indicadas em dietas saudáveis são:

  •         Banana;
  •          Limão;
  •         Maçã;
  •         Mamão;
  •         Tangerina;
  •         Melão;
  •       Goiaba;
  •        Pera.

Isso porque, são opções pouco calóricas e ricas em nutrientes e vitaminas.

Com isso, melhoram a sua saúde e não impactam na retenção de gorduras.

Entretanto, é preciso ficar atento ao que é consumido junto com essas frutas, já que esse é o principal problema.

Dessa forma, prefira comer sempre in natura, sem adicionar nenhum outro tipo de ingrediente.

Uma opção é fazer salada de frutas, misturando várias opções picadas em cubos.

Porém, sem leite condensado ou creme de leite.

Uma opção é colocar o caldo da laranja.

De acordo com especialistas, o ideal seria consumir duas porções de frutas por dia.

Por exemplo, você pode começar uma maçã pela manhã e duas fatias de abacaxi à tarde ou uma bacana pela manhã e um kiwi à noite.

Lembre-se: equilíbrio é fundamental e, na dúvida, consulte o seu médico.

Por fim, ficou com alguma pergunta sobre essas frutas?

Comente aqui embaixo ou aproveite para compartilhar as suas dicas com nossos leitores.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.

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Sou Sulamita Pinheiro Machado Cogan, advogada por formação. Todavia, por gostar de alguns assuntos como moda, beleza, música, pets, etiqueta e turismo no Brasil, resolvi escrever um blog para trazer aos usuários na internet conteúdos importantes sobre cuidados e os produtos utilizados com os pets.