É realmente difícil garantir uma boa qualidade da aparência sem que você tenha uma preparação premeditada. Tanto é assim que hoje encontramos muitas pessoas especialistas em maquiagem.

Muitas delas até mesmo se capacitaram a ponto de garantir uma vida completamente voltada ao objetivo de deixar pessoas mais bonitas. Entretanto, o que poucos sabem é que o trabalho perfeito não acaba quando você levanta da poltrona do salão.

Uma parte tão importante quanto a aplicação da maquiagem é saber como corretamente fazer a remoção da mesma. Afinal de contas, estamos falando de produtos, que por melhor que seja, não são parte natural da sua pele.

Seu corpo irá interagir com a maquiagem considerando ela como se fosse uma sujeira sobre a pele. Claro, não estou falando que usar maquiagem faz mal, mas que é necessário ter um cuidado para não fazer escolhas erradas neste sentido.

Por isso, a minha recomendação para você é exatamente aprender corretamente a fazer um processo de limpeza assim que ela tiver cumprido o seu propósito. E acredite, este é um ritual simples, mas que muitos não tem ideia do que realmente deve ser feito.

Fazer um curso de automaquiagem é uma oportunidade interessante de garantir que a pessoa tenha a completa capacidade de fazer todo o processo adequadamente. Entretanto quero mostrar um caminho que é ainda mais interessante.

Desejo te apresentar saídas que sejam realmente úteis para manter a saúde da sua pele mesmo em qualquer situação. Mas antes gostaria de te mostrar porque esta atitude é tão importante.

Por que preciso remover a maquiagem da pele?

Obviamente estarei focando em benefícios para a sua saúde. Não quero citar coisas triviais como o fato de que você vai manchar seu travesseiro. Mas brincadeiras à parte, é importante notar que até mesmo é mais fácil encontrar uma aderência melhor na próxima sessão.

Então vamos começar aprendendo um pouco sobre a dinâmica da nossa pele. Ela é composta por camadas diferentes de vários tipos. Normalmente você encontrará tecidos mais macios e frágeis conforme for adentrando o seu corpo.

As primeiras camadas muitas vezes possuem muita pele morta, ou algum tipo mais resistente que garante a proteção das camadas seguintes. Mas isto não significa que ela não precisa de boas condições para se manter saudável.

Muito pelo contrário, esta parte é a nossa primeira defesa contra ataques externos, desde produtos químicos até mesmo microorganismos. Quando esta camada da pele acaba invariavelmente encontrando uma falta de nutrição ela perde a beleza e todas as suas características de defesa.

A falta de umidade, em alguns casos extremos, pode até mesmo fazer a pele rachar, o que muitas vezes é doloroso. Isto porque expõe as camadas internas sem muita proteção.

Para enviar os recursos necessários para a pele se manter completamente saudável e hidratada é necessário enviar uma espécie de óleo, com propriedades incríveis.

Este envio é feito através dos poros, que são pequenos buraquinhos que servem também para a transpiração.

Quando você não remove a maquiagem corretamente, o normal é que parte dela acabe entupindo esses poros. E por isso várias consequências ruins podem acontecer:

Acnes e Cravos

O problema mais conhecido e temido por muitos é exatamente um entupimento que pode  causar problemas como uma infecção ou inflamação. Este entupimento irá gerar o famoso pus, que é um tanto quanto desagradável.

Em segundo lugar também é possível encontrar os famosos cravos, neste caso podemos contar com eles como sendo uma outra espécie de acne que não inflamou. Entretanto é bem comum que uma espécie microscópica de ácaro acabe aproveitando para se estabelecer no local.

Estes acabam criando aqueles pontinhos mais escuros, que são resultado da oxidação da gordura.

Alergia

Por ser um elemento que seu corpo não considera parte dele, é normal que aconteçam várias reações alérgicas. Ou seja, a sensação que a pessoa tem é de coceira ou mesmo inchaço e dor em alguns casos.

Isto acontece porque o corpo tenta contra atacar aquela substância estranha que não deveria estar lá. 

Para evitar este problema é necessário procurar uma maquiagem que seja hipoalergênica. Este tipo de produto costuma ser amplamente testado e trazer bons resultados.

Porém é importante notar que nem todos possuem reações alérgicas, cada corpo reage de um jeito.

Como remover maquiagem da maneira correta

Antes de mais nada é necessário dizer que a maquiagem precisa ser removida seguindo uma espécie de ritual. E não é preciso esperar o dia todo para isso. Sempre que não houver mais a necessidade dela estar no seu rosto é positivo fazer a remoção.

Então você deve começar antes de mais nada tirando o excesso da maquiagem com algum material solvente próprio para esta atividade. O mais comum e tradicional que temos é o leite de rosas.

Utilize almofadas de algodão e garanta que você tenha uma absorção e pressão bem distribuídas. Isto faz com que a maior quantidade do produto já seja removido, e infelizmente é aqui que muitos param.

O fato é que não temos uma visão tão boa a ponto de enxergar tudo o que é possível nesta área. É necessário um esforço extra para alcançar resultados ainda melhores.

Por exemplo, se você deseja manter tudo realmente limpo, o ideal é colocar água morna por todo o rosto. Isto pode ser feito no seu chuveiro, sem problemas.

Isto faz com que os poros naturalmente se abram e a água possa entrar para remover as impurezas que estão presas neles. Sem contar que existem sabonetes especializados para limpar a sua pele nesta questão.

Mas não tem problema utilizar um sabonete com hidratante não.

Após esta limpeza mais profunda é possível ainda melhorar a situação enxaguando tudo com água em temperatura ambiente. Facilitando o fechamento dos poros em si.

Para secar é importante utilizar uma toalha de microfibras, que seja também exclusiva para o rosto, estando sempre limpa.

No mais é isso. Minha recomendação é que você procure cursos online na área que permitam que haja um efeito muito mais interessante.

Sendo que você poderá em pouco tempo melhorar a sua qualidade da pele com as informações corretas.

Até a próxima!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redes Sociais

Parceiros

Logo Blog da Sulamita

Sou Sulamita Pinheiro Machado Cogan, advogada por formação. Todavia, por gostar de alguns assuntos como moda, beleza, música, pets, etiqueta e turismo no Brasil, resolvi escrever um blog para trazer aos usuários na internet conteúdos importantes sobre cuidados e os produtos utilizados com os pets.