Olá meninas, tudo bem?

Hoje vou falar um pouco sobre as alternativas para quem quer ter seu próprio cantinho mas não tem um fiador para a locação do imóvel.

Diversos proprietários decidem alugar seus imóveis e para ter garantias sobre o aluguel, costumam pedir um fiador. O fiador responsabiliza-se financeiramente pelo aluguel, de forma que se o locatário não pagar a despesa, o fiador deverá arcar com o custo.

Por essa responsabilidade financeira, não é fácil encontrar pessoas dispostas a serem fiadoras e o problema pode surgir quando o locador faz questão disso, podendo até consultar um advogado para locação. Para ser fiador é preciso possuir imóvel na cidade em que o outro será locado.

shutterstock_221438065

Alternativas ao fiador

Algumas seguradoras possuem hoje o serviço de seguro fiança, que serve como um fiador, garantindo o pagamento em caso de inadimplência. O problema é que tais empresas cobram taxas sobre o serviço, o que pode ser custoso, uma vez que o valor é cobrado anualmente e gira em torno de 4 a 6 vezes o pago no aluguel.

O depósito caução entra cada vez mais em desuso, mas ainda é praticado em diversas situações quando o locatário não encontra nenhuma pessoa disposta a ser sua fiadora. O método consiste em realizar um depósito em conta poupança conjunta com o locador, geralmente no valor de 3 meses de aluguel. Para movimentar a conta, é necessário obter autorização das duas partes ou determinação judicial.

  • O depósito caução é confortável para o inquilino, uma vez que ao final do período de locação ele consegue resgatar o dinheiro depositado, com a correção da poupança. A desvantagem é precisar dispor do montante no momento da assinatura do contrato.
  • Para o locador, no entanto, o método pode ser ruim em caso de inadimplência, uma vez que para sacar o dinheiro, é preciso mover uma ação judicial que pode demorar – em média um ano.

Ao alugar um imóvel, vale a pena analisar todas as alternativas de garantia. Apesar de custoso, em alguns casos, como em aluguel muito abaixo da média local, o uso do seguro fiança pode ser ideal. Em outros casos, o depósito caução é a única alternativa, uma vez que é difícil encontrar um fiador, até pelas exigências legais para essa figura.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redes Sociais

Parceiros

Logo Blog da Sulamita

Sou Sulamita Pinheiro Machado Cogan, advogada por formação. Todavia, por gostar de alguns assuntos como moda, beleza, música, pets, etiqueta e turismo no Brasil, resolvi escrever um blog para trazer aos usuários na internet conteúdos importantes sobre cuidados e os produtos utilizados com os pets.