desconfiada

Olá meninas… O assunto hoje pode parecer até brincadeira, mas pode se tornar muito sério.

Enquanto algumas pessoas só acreditam em algo vendo, outras parecem propensas a acreditar em absolutamente qualquer coisa. Afinal, se o primo do tio do vizinho do moço da padaria viu, é porque é verdade…

Buxixos, mentiras, exageros e falácias sempre existiram, por diversos motivos, desde satisfazer o ego de quem conta até simplesmente criar alvoroço. Com o uso da internet, onde todos podem escrever e falar “o que quiserem”, a disseminação de notícias falsas aumentou exponencialmente.

Será que é verdade?

Por permitir certo grau de anonimato, muitas pessoas sentem maior liberdade para expor fatos e também mentiras online. Antes de acreditar em qualquer coisa e sair divulgando no Facebook. Além de ajudar a disseminar uma notícia falsa, você ainda pode passar por boba ou inocente por ter acreditado.

Para evitar que essas notícias, chamadas de hoax, se espalhem cada vez mais e você seja uma das pessoas ajudando, preste atenção nas seguintes dicas:

  • A notícia é absurda – caso a notícia pareça absurda, busque outras fontes. Uma simples pesquisa no Google pode já revelar a autenticidade ou não da informação.
  • O autor não é conhecido – pesquisador inglês aponta… Conheci fulano… Toda informação que é verdadeira possui um autor. Caso ele não apareça ou não exista em nenhum outro lugar na internet, provavelmente é falso.
  • Grandes portais não replicaram a notícia – os grandes portais costumam replicar informações verdadeiras, até mesmo quando parece ser algo absurdo, para angariar leitores. Se a notícia está somente nas redes sociais e em algum blog ou site desconhecido, duvide.

O grande segredo para não cair nas mentiras de hoax é duvidar. Caso você não tenha certeza, não viralize o conteúdo.

Redes sociais e namoros

As aparências enganam muito na internet e diversas vezes somos vítimas de mal entendidos. Desde brincadeiras que parecem verdade até coisas que realmente não existem, mas nossas mentes férteis criam, as redes sociais podem destruir relacionamentos.

Por isso, antes de brigar, terminar o namoro ou até mesmo partir para uma investigação particular, converse. Pode ser apenas um mal entendido e resolvendo-o você tira a dúvida da cabeça, relaxa e curte o relacionamento.

E vocês, já acreditaram em alguma notícia falsa na internet?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redes Sociais

Parceiros

Logo Blog da Sulamita

Sou Sulamita Pinheiro Machado Cogan, advogada por formação. Todavia, por gostar de alguns assuntos como moda, beleza, música, pets, etiqueta e turismo no Brasil, resolvi escrever um blog para trazer aos usuários na internet conteúdos importantes sobre cuidados e os produtos utilizados com os pets.