A publicidade e o marketing são uma parte cada vez maior de nossas vidas: a ideia de propagar uma ideia ou produto no mercado, chamando a atenção de potenciais clientes, é uma das principais atividades de qualquer empresa, e no mundo das redes sociais e sociedade acelerada, estamos constantemente cercados por diversos tipos de estratégias de marketing de vídeos a publieditoriais até inserções em conteúdo. 

 Mas será que existe alguma lição dos profissionais de marketing que podemos aplicar em nossa vida cotidiana? A resposta é sim! A ideia se chama marketing pessoal, e está sendo cada vez mais utilizada por pessoas comuns que precisam encontrar emprego no mercado de trabalho, divulgar suas atividades como freelancer ou autônomo, ou tornar sua arte e produções visíveis para um maior público.

 Dominar o marketing pessoal pode fazer a diferença entre passar meses em busca de um novo emprego, ou então, ter seu perfil nos olhos de seu futuro empregador – nunca é tarde demais para investir em novas técnicas para aperfeiçoar a si mesmo, por isso, nossa equipe preparou tudo o que você precisa saber sobre o marketing pessoal. 

Ferramentas e organização

 Um ponto importante antes de começar a pensar no marketing pessoal em si é organizar aquela bagunça digital que todos acumulamos: tenha uma pasta organizada e de fácil acesso com versões digitalizadas de seus documentos, histórico escolar ou empregatício, portfólio de produções autorais, imagens de perfil em boa qualidade, e dados de contato atualizados.

 Se isso tudo parece uma tarefa muito árdua, não se preocupe! Algumas ferramentas simples como o app em nuvem Microsoft OneDrive ou Google Drive oferecem cópias automáticas dos documentos que podem ser lidas em qualquer computador, além de recursos de digitalização com o celular, e um simples programa de VPN mantém tudo isso seguro e longe de potenciais invasores ou bisbilhoteiros. 

 Pode parecer chato, mas essa etapa é realmente importante para agilizar todo o processo. Imagine receber uma proposta de entrevista através do Zoom no computador, mas ao pedirem algum dado, simplesmente não encontrar no computador? Em tempos acelerados e cada vez mais digitalizados, perder 5 minutos pode custar boas oportunidades, em especial durante a pandemia. 

Crie uma identidade virtual e atualize seu CV

 Em 2021, a maior parcela das estratégias de marketing acontecem em redes sociais e sites na internet. Com o marketing pessoal, não seria diferente.

 É importante criar perfis nas principais redes sociais, atualizar seu conteúdo com um visual próprio chamativo, e criar uma versão digital do seu currículo com design de fácil leitura e atraente. Se você não é especialista em design gráfico, não se preocupe! Alguns apps para celular deixam essa tarefa mais fácil: 

SimpleMind:

 Este aplicativo é para quem se perde nas ideias e projetos: o SimpleMind oferece a criação de mapas mentais, recurso amplamente utilizado por CEOs e profissionais criativos.

 A nuvem de palavras ou mapa mental permite organizar as ideias dentro da cabeça e externalizar de um jeito coerente e fácil de consultar no futuro. Além disso, a conexão entre ideias avulsas em uma única ideia central coerente é comprovadamente mais fácil se usamos um mapa mental. 

Canva: 

 Um currículo moderno e eficiente, um banner perfeito para canal no YouTube, excelentes publicações no Instagram e um logótipo próprio: tudo isso é extremamente fácil com o Canva, uma plataforma de edição de imagens e social media extremamente versátil e fácil de utilizar. 

 O app oferece banco de imagens e símbolos, diversas fontes, layout automático para as principais redes sociais e uma interface fácil que qualquer um consegue utilizar. 

 E se você é uma desenvolvedora, fotógrafa, profissional de maquiagem, artista ou qualquer outro tipo de produtora de conteúdo, não se esqueça de aprender como criar um site para criar um portfólio digital.

 É mais importante do que você pode imaginar: em sites agregadores de freelancers, como o Upwork, a inclusão de um site portfólio é uma forma extremamente valiosa de destacar seu perfil e conquistar os empregadores no ambiente extremamente competitivo do site. 

Aperfeiçoamento pessoal

 Agora sim, podemos conhecer as três grandes bases norteadoras que definem o marketing pessoal. Sua estratégia consiste em aplicar esses conceitos com o propósito de garantir que a sua presença seja marcante e atrativa para os empregadores e futuros clientes, destacando seu perfil mesmo em um oceano de outros candidatos.

  • Networking:  O conceito de networking é a busca e manutenção de contatos relevantes para sua área. Esses contatos poderão lhe oferecer oportunidades, empregos, indicações, novas habilidades e conhecimentos, e até te direcionar para novas tendências em seu nicho. Por isso, fique de olho em conferências, workshops, grupos de trabalhadores, reuniões e todo tipo de atividade que agrega profissionais da sua área.

  • Aperfeiçoamento: Tempo investido em cursos, certificações, novas tecnologias e especializações jamais será perdido. O conhecimento de um novo idioma, por exemplo, pode ser um diferencial chave para garantir uma vaga, e um fotógrafo capaz de usar o Adobe Lightroom com certeza terá mais oportunidades que alguém que ainda não investiu nessa habilidade. Garanta que seus conhecimentos estejam atualizados, e explicite-os em seu currículo e perfil. 

 

  • Soft skills:  As habilidades conhecidas como “soft skills” são aquelas que não estão diretamente relacionadas com seu produto ou atividade profissional, e sim, com o seu perfil como trabalhador: a capacidade de liderança e trabalho em grupo, a proatividade, pontualidade, e até mesmo o carisma, capacidade de falar em público e socialização. Hoje em dia, diversos recursos online e presenciais podem nos ajudar a melhorar nesses aspectos, gerando resultados para a vida profissional e também pessoal. Em suas buscas profissionais, não deixe de destacar as soft skills que aperfeiçoou.

 

 Você já está preparado para entrar no mundo do marketing pessoal – dedicar algum tempo em publicidade para si mesmo é uma excelente forma de conseguir um novo emprego, expandir seu negócio, e até mesmo melhorar a autoestima. Confira também: Maneiras de aprender Excel online

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redes Sociais

Parceiros

Logo Blog da Sulamita

Sou Sulamita Pinheiro Machado Cogan, advogada por formação. Todavia, por gostar de alguns assuntos como moda, beleza, música, pets, etiqueta e turismo no Brasil, resolvi escrever um blog para trazer aos usuários na internet conteúdos importantes sobre cuidados e os produtos utilizados com os pets.