Com a era digital uma nova profissão surgiu no mercado, os influenciadores digitais. A necessidade por novas formas de atrair o público surgiu da migração do comércio para o meio virtual.

Com essa necessidade veio uma alta demanda por pessoas especializadas na área, e a nova profissão se tornou o desejo de muitos. Além da demanda, ela possui outros benefícios como as parcerias que oferecem cortesia, como as parcerias com consultórios que oferecem procedimentos estéticos ou descontos em plano odontológico.

Vamos falar um pouco sobre essa nova função:

O que é o Digital Influencer e qual sua função?

O Influencer Digital é a pessoa que usa sua imagem para influenciar as decisões de escolha das pessoas. Ela usa seu poder de influência para fazer com que o público escolha seu produto entre a concorrência.

O Influencer precisa ser uma pessoa de autoridade e que tenha poder de influenciar as escolhas do público. Normalmente são figuras públicas, que conquistaram o carisma do público.

Sua função é contribuir para o aumento do alcance de suas campanhas publicitárias, ele trabalha para divulgar seus produtos e sua marca nas redes sociais, por ser uma pessoa muito acompanhada no mundo virtual.

Qual a importância do Digital Influencer para a empresa?

Como muitas empresas tiveram que se fazer presente no meio digital, a necessidade de um marketing especializado na área se tornou fundamental, e como as antigas técnicas como os anúncios, não estavam surtindo efeito, surgiu a ideia do Influencer.

Um exemplo que acontece rotineiramente é o de quando surge alguma necessidade e você se depara com produtos de várias marcas que atendem sua necessidade, é quase que 100% as chances de escolher pelo produto que alguma personalidade que você goste recomendou.

Uma mulher que precisa de um creme para cachos e tem várias opções de marcas a sua escolha, com certeza levará aquela marca em que uma artista que ela goste ou aquela famosa que que ela se identifica recomendou.

Por isso, com a grande concorrência que existe no mundo atual, a presença do digital influencer se tornou essencial para o marketing das empresas.

Como devo escolher o influenciador certo?

Antes de decidir quem será a cara de sua marca, alguns cuidados precisam ser tomados, para garantir que o seu objetivo seja alcançado. Por exemplo, é preciso se atentar quanto ao perfil do influencer antes de fazer a parceria.

O influenciador precisa se identificar com sua marca, pois eles irão representá-la e precisam ter uma conexão com a marca. Depois você precisa definir seu perfil de audiência, saber em qual rede social seu público se encontra para definir onde você fará suas campanhas.

Depois disso você precisa definir o melhor perfil, você precisa analisar qual o melhor tipo de influenciador que irá fazer o alcance que você deseja. Você deve analisar o número de seguidores que o influenciador possui, para definir se esse número atende ao alcance que você deseja.

Exemplos de ações de marketing de influência

Unboxing:

Você já viu algum vídeo ou stories de algum famoso, onde ele recebe uma caixa com brindes que recebeu de alguma marca? Essa é a técnica unboxing, onde a empresa envia seus produtos em forma de presente para o Digital Influencer, e ele através de suas redes sociais mostra o que ganhou, fazendo assim a divulgação da marca.

Conteúdos especializados:

Outra técnica muito boa é a parceria com influenciadores digitais para que eles façam conteúdos de divulgação para sua marca, por exemplo, uma digital influencer youtuber, pode criar um vídeo de auto maquiagem usando os produtos de uma marca de maquiagem.

Divulgar de campanhas e eventos:

Mais uma forma de atrair o público através dos influenciadores, é o envio de convites para seus eventos e campanhas. Através do stories que ele posta mostrando o convite que recebeu, levará consigo muitos outros fãs e pessoas que o acompanham.

Vouchers de desconto:

Outra técnica bastante usada e que atrai muitas pessoas, é através da criação descontos em seus produtos usando o nome do influenciador, também é possível criar links personalizados que direcionam o seguidor diretamente para o seu site ou e-commerce.

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Sou Sulamita Pinheiro Machado Cogan, advogada por formação. Todavia, por gostar de alguns assuntos como moda, beleza, música, pets, etiqueta e turismo no Brasil, resolvi escrever um blog para trazer aos usuários na internet conteúdos importantes sobre cuidados e os produtos utilizados com os pets.