Você produz conteúdo de mídia social complexo, mas ainda dificilmente consegue engajamento em seus canais de mídia social? Mesmo o conteúdo sendo bem pensado, nem sempre funciona se não puxar o usuário sob seu feitiço. Para obter os resultados desejados, você pode usar conteúdo interativo para aumentar o engajamento com seu público-alvo.

Seja curtidas, comentários, compartilhamentos e salvos – essas figuras-chave estão se tornando cada vez mais importantes nos canais de mídia social para o algoritmo e, portanto, também para sua visibilidade.

Neste post, vou mostrar ideias de implementação simples que você pode usar para oferecer ao seu grupo-alvo mais oportunidades de interação.

O que é conteúdo envolvente?

Conteúdo envolvente ou conteúdo interativo envolve o usuário mais de perto no conteúdo. Isso torna o conteúdo uma experiência e os usuários não esquecem o conteúdo tão rapidamente. Quanto mais interação você oferecer, mais divertida será sua comunidade e mais tempo ela gastará em seu canal.

Por exemplo, pesquisas, questionários, quebra-cabeças, competições ou perguntas e respostas são adequados para conteúdo interativo. O mais importante é que a comunidade possa reagir ao conteúdo de alguma forma.

O sucesso da interação pode ser medido usando as seguintes figuras-chave:

  • Gostos: Com que frequência gostou?
  • Comentários: quantos usuários escreveram na postagem?
  • Visualizações: com que frequência a postagem foi visualizada?
  • Compartilhar: a postagem foi enviada para outras contas?
  • Cliques: com que frequência a postagem foi visualizada?

Você já pensou nisso? Se você deseja que seu grupo-alvo participe interativamente, faça-o e envolva-se em sua comunidade. Distribua curtidas, comente diligentemente em outras postagens e chame a atenção para você.

De preferência, antes de enviar uma contribuição. Isso permitirá que você seja visto mais rapidamente e a comunidade verá que você também está respondendo às interações.

Você pode descobrir muito sobre sua comunidade enquanto mantém contatos. Isso também permite que vejam que sua opinião é importante e que as pessoas estão interessadas nela.

1. Somente aqueles que conhecem seu grupo-alvo aumentam o engajamento

Para aumentar o engajamento instagram e nas redes sociais, você deve pensar cuidadosamente em seu conteúdo. Antes de começar a criar quebra-cabeças aleatoriamente com os quais ninguém se preocupa, você deve deixar claro a quem deseja apelar. Determine quem é seu grupo-alvo e quais interesses ele tem.

Dependendo do canal e do grupo-alvo, você deve oferecer um conteúdo diferente que seja mais adequado. Porque pode ser que você deva incluir seu grupo-alvo de forma diferente no LinkedIn, por exemplo, do que no Instagram.

Pesquisas específicas de produtos podem funcionar melhor no LinkedIn, enquanto sua comunidade do Instagram é mais ativa e você pode usar rifas para gerar mais interação.

Ao criar seu conteúdo, você pode se orientar sobre os seguintes desejos de seu grupo-alvo. Porque todo grupo-alvo deseja:

  1. Seja notado e apreciado;
  2. Rede com pessoas que pensam como você;
  3. Para ser recompensado.

Por exemplo, você pode permitir que sua comunidade participe do processo de desenvolvimento e perguntar em quais tópicos ela está particularmente interessada. Qual produto você deseja apresentar a seguir?

Quais propriedades devem ser discutidas? Sorteios, uma olhada nos bastidores ou anúncios emocionantes antes que outros descubram também podem levar a uma interação mais forte.

2. Com perguntas sobre sucesso

Se você estiver interessado no que sua comunidade pensa, pergunte a eles. As empresas costumam usar textos informativos. Claro, eles querem chamar a atenção para seu produto mais recente, relatar sobre o último workshop ou dar dicas. Mas isso dificilmente promove interação.

Portanto, crie perguntas em seu texto. Como resultado, o leitor é abordado diretamente e se sente envolvido no tema. Você também pode usar Call to Actions para animar sua comunidade: “Cadastre-se agora”, “Cadastre-se aqui”, “Teste gratuitamente”.

Além disso, os emojis podem ajudar a tornar a postagem mais pessoal e emocionante. Essa é a única maneira de a contribuição se destacar da multidão e ficar presa na sua cabeça com mais rapidez.

3. Branding

O branding transforma o conteúdo envolvente não apenas em diversão para o usuário, mas também cria uma base para que o usuário se lembre da empresa. Independentemente de ser o texto ou a representação visual – a empresa deve ser reconhecível.

Hashtags geralmente são marcadas. Isso porque uma referência à empresa é estabelecida imediatamente e as contribuições também podem ser cobradas com a hashtag específica.

O marketing de mídia social abre novas oportunidades para desenvolver marcas fortes e construir relacionamentos com seu público-alvo. Com branding profissional, você pode:

  • Promova exclusividade;
  • Diferencie-se dos concorrentes;
  • Esclareça a mensagem da empresa;
  • Aumente a consciência;
  • Reter clientes;
  • Fortalecer a afiliação da empresa;
  • Apoie atividades de mídia social.

4. Formatos

Vários formatos são adequados para aumentar o envolvimento em seus canais de mídia social. Você pode alcançar interatividade com as seguintes medidas:

  • Pergunte;
  • Comentários de demanda;
  • Ofereça inspiração;
  • Faça ofertas;
  • Ofereça benefícios.

5. Stories

Os stories oferecem uma forma divertida de apresentar o conteúdo de uma nova maneira. O público-alvo é incentivado a lidar intensamente com o tema por meio do entretenimento. A gamificação também pode ser usada para conhecer áreas de interesse da comunidade.

Uma história interativa popular, por exemplo, é a pesquisa: Você é do Tipo A ou B? Várias opções são fornecidas em duas colunas, a partir das quais o usuário pode circular suas propriedades ou favoritos e publicá-los novamente em sua história. O seguidor também está envolvido no preenchimento de lacunas ou no bingo e pode participar do jogo.

O Instagram tem alguns adesivos para você escolher para envolver a comunidade. Se o usuário olhar suas histórias, também é provável que ele chegue ao seu feed e interaja com o conteúdo.

Os jogos de adivinhação, em particular, levam a um alto nível de interação. A comunidade pode se divertir com estes três adesivos:

  • Perguntas: a comunidade recebe uma pergunta que pode ser respondida livremente;
  • Pesquisas: o usuário também pode escolher entre duas opções;
  • Questionário: várias opções são fornecidas. As pesquisas também podem ser criadas no feed do LinkedIn ou do Twitter.

6. Vídeos

Os vídeos têm uma taxa de engajamento mais alta do que outros formatos. O tempo de permanência é particularmente longo se você prestar atenção a alguns pontos. Por um lado, um vídeo deve despertar tensão imediatamente nos primeiros segundos.

Se começar devagar ou se o tópico não for diretamente reconhecível, a curiosidade do usuário não será despertada e ele continuará a rolar. Portanto, você não deve atrasar a tensão até o fim, mas começar imediatamente com um estrondo.

Essa é a única maneira de atrair a atenção para todo o vídeo. Você pode obter dicas para uma produção de conteúdo de sucesso aqui.

7. Conteúdo viral

Um post e todo mundo conhece sua empresa. Infelizmente, não é tão fácil. Mas em alguns canais, a rápida disseminação de conteúdo não é tão difícil. Especialmente com plataformas como o TikTok, você pode rapidamente alcançar uma grande gama de pessoas.

Por exemplo, você pode usar seu alcance em um canal de mídia social para se referir a outras pessoas. O TikTok é o melhor exemplo disso agora. É mais fácil publicar uma postagem no TikTok que receba milhares de visualizações e curtidas do que no Instagram.

O conteúdo viral é composto por sete fatores:

  1. Tempo;
  2. Emoção;
  3. Autenticidade;
  4. Planejamento;
  5. Plataforma certa;
  6. Compreensibilidade;
  7. Disposição para correr riscos.

Vamos manter as coisas simples: se você quiser ter mais engajamento em seus canais de mídia social, seu conteúdo deve ser inovador para se destacar na multidão de ofertas competitivas.

O conteúdo interativo é uma ótima maneira de fazer isso. Com a marca, você pode vincular o usuário à sua empresa a longo prazo. Além disso, as postagens são compartilhadas com mais frequência com amigos ou conhecidos que representam novos seguidores em potencial do site.

Como resultado, o fator de participação, a taxa de conversão e o tempo de permanência aumentam.

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Sou Sulamita Pinheiro Machado Cogan, advogada por formação. Todavia, por gostar de alguns assuntos como moda, beleza, música, pets, etiqueta e turismo no Brasil, resolvi escrever um blog para trazer aos usuários na internet conteúdos importantes sobre cuidados e os produtos utilizados com os pets.