As dietas detox são vistas como moda em vários lugares do mundo, e no Brasil tem ganhado espaço nas redes sociais. Assim como a escolha de um tamanho de roupa ou do formato de uma lente de contato dental, são várias as possibilidades de fazer a dieta, que vem de encontro com o gosto de cada pessoa. 

São vários os alimentos que possuem esse poder detox, o que possibilitou uma maior aceitação pelos usuários da prática, porém ainda são muitos os mitos e verdades que a cercam. 

Por que dieta detox?

A dieta detox não está só ligada a sucos verdes naturais, há muito mais por trás dessa maneira de se sentir saudável. Os sucos detox são um complemento para a dieta, que também está ligada a uma alimentação mais leve, rica em vegetais e frutas.  

Investir mais na saúde é extremamente necessário para garantir uma melhor qualidade de vida, e promover uma limpeza do organismo com uma alimentação mais saudável pode promover vários benefícios como a prevenção e a cura de doenças. 

Além disso, uma dieta balanceada permite um melhor equilíbrio emocional, e a proposta principal da dieta é ir além das questões suplementares, utilizando do essencial e saudável para o percorrer do dia a dia. 

Quando realizada de maneira correta, a dieta detox pode auxiliar e muito na redução de toxinas no organismo, que são provenientes de uma alimentação com excesso de conservantes e outras questões que podem fazer mal ao organismo com o passar do tempo. 

Como fazer uma dieta detox?    

São várias as formas de realizar uma dieta detox, mas é extremamente necessário ficar atento a forma que melhor atenda ao seu rendimento, por isso antes de iniciar qualquer dieta é preciso buscar o auxílio de um nutricionista. 

Mas em geral as dietas detox priorizam os ingredientes naturais. O que norteia essa dieta é a frase “descascar é melhor do que desembrulhar”, já que quanto mais natural os alimentos ingeridos nessa dieta melhor serão os resultados. 

O principal da dieta é eliminar alimentos que tenham em sua composição toxinas, ou seja, alimentos ricos em gorduras trans, frituras, processados, alimentos com conservantes, ricos em sódio entre outros. A ingestão de bebidas também deve ser controlada nesses casos.

Beber muita água, tomar chá e sucos naturais também são fundamentais para essa dieta, que pode abordar apenas a ingestão de líquidos, mas é necessário alertar que o organismo já tem que ter passado por um processo de adaptação a dieta detox antes de iniciar essa nova fase, e que nem todos os organismos podem aderir a uma dieta exclusivamente liquidada.  

Benefícios da dieta detox 

Como a dieta prioriza uma alimentação saudável rica em frutas e legumes, a tendência é que sejam justamente os melhores resultados relacionados ao emagrecimento. Mas os benefícios vão muito além disso, com uma dieta voltada especificamente para a alimentação saudável a qualidade de vida também muda para melhor,  já que a reeducação alimentar é a melhor forma para equilibrar o organismo. 

Porém, por se tratar de regimes muito extremos, essa dieta pode acarretar em distúrbios alimentares, por isso a necessidade de maior atenção. Muitos profissionais da área de nutrição não aprovam totalmente essa forma de equilíbrio nutricional, porém, ao sair de uma dieta totalmente desregulada os benefícios aparecem de forma instantânea.    

A principal orientação é ter equilíbrio sobre o consumo das coisas, com restrições a alimentos que possam causar a possibilidade de sobrepeso e até mesmo algum mal maior futuramente. 

Alguns especialistas orientam cortar alimentos com glúten, como a farinha de trigo, lactose e soja. Mas caso a  pessoa faça isso sem o auxílio médico o tempo da dieta não deve passar de dois dias, pois uma mudança intensa na dieta pode causar malefícios se não acompanhada por quem entende do assunto. 

Efeito sanfona 

Após uma mudança de dieta muito restritiva e por um período maior do que sete dias a pessoa pode não só voltar ao peso original como ganhar uma quantidade maior de gordura. A melhor maneira para evitar o efeito sanfona é não realizar uma dieta detox muito restritiva, apenas priorizando alimentos mais saudáveis. 

A continuidade e agregação de outras questões como a própria atividade física são essenciais para melhores resultados, e são uma forma de manter o peso certo sem desequilibrar de uma vez o organismo. O efeito da dieta detox costuma ser rápido, mas se não tiver o auxílio de um profissional da nutrição para o acompanhamento da regularidade do regime, seus efeitos não duram por muito tempo, o que pode influenciar também no restante do trabalho como um todo, trazendo insatisfação e desânimo por parte da pessoa que aderiu ao desafio. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redes Sociais

Parceiros

Logo Blog da Sulamita

Sou Sulamita Pinheiro Machado Cogan, advogada por formação. Todavia, por gostar de alguns assuntos como moda, beleza, música, pets, etiqueta e turismo no Brasil, resolvi escrever um blog para trazer aos usuários na internet conteúdos importantes sobre cuidados e os produtos utilizados com os pets.


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/femininas/www/wp-includes/functions.php on line 4348

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/femininas/www/wp-includes/functions.php on line 4348

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/femininas/www/wp-content/plugins/really-simple-ssl/class-mixed-content-fixer.php on line 110