A falta de sono ou dificuldade em adormecer afeta diretamente a qualidade de vida de uma pessoa, pois o sono noturno ruim reduz a capacidade de concentração ao longo do dia e também pode levar a diversas alterações de humor.

Quando existe uma má qualidade do sono, pode ocorrer alterações dentro do apetite e problemas na saúde do indivíduo, como o desenvolvimento de estresse, ansiedade e falha de memória.

Portanto, para dormir bem, é importante desenvolver hábitos que ajudem a regular o sono e a atingir um estágio de sono profundo e relaxante que diversas vezes é difícil de alcançar.

É muito importante estabelecer um horário para dormir, você deve criar um ambiente escuro e que seja confortável. Você pode tomar um chá calmante pelo menos uns 15 minutos antes de deitar na cama.

Existem diversas dicas que tendem a ajudar na melhora da qualidade do sono e elas devem ser adotadas para melhorar o seu estilo de vida.

Vamos lá?

1. Respeite a hora de dormir

Em média, você precisa de cerca de 8 a 9 horas de sono reparador para ficar acordado no dia seguinte, então se você precisa acordar cedo você deve ir para a cama cedo, respeitando sempre os seus horários, até nos finais de semana e feriados.

Uma excelente dica para respeitar a hora de dormir é colocar um alarme no celular para lembrá-lo da hora de dormir.

Além disso, para evitar dormir mais do que o recomendado e assim ficar mais tempo acordado à noite, é interessante colocar o despertador longe da cama, assim, a pessoa deverá se levantar para desligar o despertador, o que é mais útil no final do dia, é fácil respeitar a hora de dormir.

2. Desligue a TV e outros aparelhos elétricos

Desligue a TV, o computador ou outro dispositivo eletrônico 30 minutos antes da hora ideal de dormir.

O ideal é que as pessoas fiquem longe desses aparelhos, assim como celulares e videogames, pois eles estimulam o cérebro, deixam as pessoas mais ansiosas e interferem no sono.

O relógio deve ser colocado fora do quarto ou longe da cama, pois quando uma pessoa adormece e entende que não consegue dormir, tende a olhar para o relógio, que é outro causador de estresse, dificultando cair no sono adormecer.

Muitas pessoas são capazes de estimular o sono e dormir muito melhor quando ouvem sons calmantes, portanto sempre coloque alguns sons dentro do ambiente.

3. Ler antes de dormir

Os Cursos Online grátis indicam que a pessoa só esteja na cama quando estiver com sono e antes disso pode deitar na cama ou de preferência no sofá e ler em uma luz que seja um pouco mais baixa. É importante priorizar a leitura de coisas que tem o objetivo de trazer paz e tranquilidade e evitar ler livros ou histórias que causem tensão e estresse, como notícias.

4. Crie um ambiente escuro

Sempre antes de dormir, é muito importante desligar as luzes e acender apenas uma luz, de preferência amarela, pois facilita o sono, como mostra a cromoterapia. Como alternativa às luzes, você pode acender velas. A finalidade é sempre tornar o quarto confortável e que ele estimule o sono e lhe proporcione uma boa noite de sono.

5. Tire uma soneca depois do almoço

Um cochilo de cerca de 20 minutos após o almoço poderá ser suficiente para relaxar, sem atrapalhar a sua noite de sono. Cochilos longos não devem ser tirados durante o dia, pois eles tendem a tirar o sono à noite. Cochilos prolongados durante o dia são adequados apenas para bebês e crianças menores de 4 anos de idade.

6. Exercite-se regularmente

Fazer pelo menos 30 minutos de exercício por dia, sempre de preferência antes das 21h. Os exercícios são benéficos pois o corpo gasta mais energia ao se exercitar, aumentando assim a necessidade de descanso.

Por exemplo, alguém que tem problemas para ir à academia pode tentar caminhar ou andar de bicicleta.

Cursos Online com certificado da área esportiva indicam que a atividade física após as 21h não é recomendada, pois poderá ter o efeito oposto, pois em curto prazo, o exercício aumenta o humor e, portanto, afeta a hora de dormir e a qualidade do sono.

7. Evite café antes de dormir

Bebidas estimulantes como refrigerantes, café, mate e chá preto devem ser evitadas 6 horas antes de dormir, pois as pessoas podem estar mais acordadas e ter dificuldade em adormecer. Além disso, você deve evitar comer demais no jantar.

Sempre que possível, a pessoa deverá escolher uma bebida que seja propícia ao sono, como, por exemplo: um copo de leite morno ou um copo de vinho tinto.

8. Beba chá antes de dormir

Você também pode beber uma xícara de chá calmante antes de deitar-se, o chá vai lhe ajudar a promover um sono melhor. Como, por exemplo: camomila, valeriana, maracujá, erva-cidreira e lavanda.

9. Use óleos de relaxamento

O uso de óleos essenciais tem um grande efeito relaxante e calmante, pois quando a respiração profunda é realizada com óleos essenciais, permite que o cérebro receba cada vez mais oxigênio e estimula a produção de hormônios que promovem boas sensações e relaxamento, o que favorece o sono.

Para aproveitar esses óleos, basta aplicar 2 a 3 gotas no travesseiro ou pijama antes de ir para a cama. Alternativamente, esses óleos podem ser colocados em um ambiente ou pulverizados em uma sala.

10. Seja silencioso e confortável

Evite ambientes muito barulhentos ao dormir. Usar tampões de ouvido, como os usados ​​em piscinas, pode ajudá-lo a obter a tranquilidade necessária para dormir.

No entanto, algumas pessoas precisam de ruído de fundo para adormecer, conhecido como ruído branco, como o ruído de uma máquina de lavar, o ruído de um exaustor de cozinha ou o ruído de um rádio com uma estação desligada. Além disso, existem diversos aplicativos de telefone que fazem esses ruídos e promovem o sono.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redes Sociais

Parceiros

Logo Blog da Sulamita

Sou Sulamita Pinheiro Machado Cogan, advogada por formação. Todavia, por gostar de alguns assuntos como moda, beleza, música, pets, etiqueta e turismo no Brasil, resolvi escrever um blog para trazer aos usuários na internet conteúdos importantes sobre cuidados e os produtos utilizados com os pets.