Com a tecnologia, a odontologia pode inovar e se reinventar com novos procedimentos. Esses novos serviços, por sua vez, buscam promover além de uma melhor saúde bucal, um sorriso mais branco e mais bonito.

O sorriso possui um forte impacto em nossa aparência, logo, para a melhora da autoestima e buscando se alinhar a padrões estéticos, muitos desses procedimentos ficaram populares.

Veja quais são os principais procedimentos capazes de melhorar a estética de sua zona bucal:

Clareamento dental

Quando o assunto é dentes mais brancos, o primeiro procedimento que passa em nossas cabeças é o procedimento e não o preço do clareamento dental.  

O clareamento dental, como o próprio nome diz, tem como objetivo principal “clarear” a cor da dentição. Motivações como manchas pela alimentação e a formação de placa bacteriana levam a baixa da autoestima e a adesão desse procedimento.

O consumo de alimentos com grande quantidade de corante e fortemente pigmentados, como refrigerantes, chás e café, são os principais causadores de manchas na arcada dentária e impactam negativamente em sua estética.

O hábito de fumar também é uma das principais causas por trás dessas manchas, além de fatores genéticos, advindos da idade e medicação.

Para eliminar essas alterações na coloração do dente, sejam elas amareladas ou amarronzadas, é aplicado um gel clareador concentrado no esmalte dentário, que limpa a superfície do dente e, com efeito, deixando ele mais branco. Enquanto isso, a gengiva está protegida, já que o gel é muito forte e pode queimar o tecido.

Implante dentário

O implante dentário também faz parte dos procedimentos que ajudam a realçar o sorriso. Se trata do tratamento mais recomendado em caso de perda de parte da arcada.

O tratamento se baseia na colocação de um pino de titânio na sustentação do dente que irá ser implantado. Essa peça, por sua vez, se agrupa no tecido ósseo e fica completamente fixada na boca.

O dente postiço que foi confeccionado sob medida pelo dentista e anexado ao pino, ao contrário do que acontece nas próteses móveis, não precisa ser removido para ser higienizado.

Dentre os benefícios do implante dentário estão a recuperação da funcionalidade na mastigação, da fala, e a reposição da falta dos dentes, ajudando na também na recuperação da autoestima.

Próteses dentárias

As próteses dentárias podem ser móveis e fixas, além de parciais ou totais. Assim como o implante dentário, possuem como objetivo a restauração do sorriso através da substituição de parte ou de toda a arcada dentária, seja pela perda ou por danos.

Também se assemelhando ao implante, ajudam a melhorar a fala e a mastigação da pessoa, que são afetadas diretamente pela perda e pelo desgaste da dentição.

A escolha do tipo de prótese vai ser orientada por um odontologista e varia de acordo com o número de dentes afetados ou faltosos, de acordo com o conforto do paciente e também pelo estado de seu tecido gengival.

Os modelos de prótese também podem ser feitos de vários materiais, como porcelana, resina acrílica e resina composta.

Clínica geral

Os tratamentos propostos pela clínica geral são um dos principais voltados à manutenção da saúde bucal, e assim, de um sorriso mais harmônico.

A sua ação preventiva a formação de placas bacterianas, do tártaro, das cáries e das doenças gengivais (gengivite e periodontite), promove o bom estado da zona bucal e isso, os faz os mais procurados nas clínicas odontológicas.

Dentre os serviços da clínica geral estão a limpeza profissional, a remoção de tártaro e as reconstruções dentárias, e demais que auxiliam na manutenção da arcada longe de problemas.

Profilaxia dentária

A profilaxia é a limpeza profissional realizada no consultório. É um procedimento periódico, a cada 6 meses, o que ressalta ainda mais a sua relevância em meio aos demais.

É pela profilaxia que o dentista realiza a higienização bucal no paciente e é capaz de orientá-lo a respeito de seus bons e maus hábitos. Também é por essa avaliação que o profissional faz que é dada indicações quanto a compra dos produtos de higiene bucal

O procedimento é indolor e se baseia em uma abordagem com pasta profilática, com escova profissional específica, além do uso do fio dental e do flúor. O flúor, por sua vez, atua eliminando as bactérias e prevenindo os danos de sua evolução.

Por fim, quando realizada na periodicidade adequada, a profilaxia fortalece a arcada e impede a formação de manchas que não são capazes de serem removidas pela escovação.

Visite o seu dentista regularmente e não deixe de lado a higiene bucal pela escovação, uso do fio dental, enxaguante bucal. Só assim você terá não só dentes mais brancos e bonitos, mas também dentes mais saudáveis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redes Sociais

Parceiros

Logo Blog da Sulamita

Sou Sulamita Pinheiro Machado Cogan, advogada por formação. Todavia, por gostar de alguns assuntos como moda, beleza, música, pets, etiqueta e turismo no Brasil, resolvi escrever um blog para trazer aos usuários na internet conteúdos importantes sobre cuidados e os produtos utilizados com os pets.