O uniforme é um utensílio que deve ser usado todos os dias pelos profissionais que trabalham em empresas que aproveitam e oferecem este recurso.

Com o cotidiano, muitas vezes agitado, pode acontecer do uniforme sujar, e principalmente se for branco, ficar manchado.

Aí surge a dúvida de como limpá-lo para poder usá-lo ainda sem ter uma aparência desagradável e uma imagem suja.

A verdade é que existem muitas formas, até porque os tecidos influenciam nos produtos utilizados. 

Algumas caseiras, outras desenvolvidas a partir de produtos comercializados como tira manchas, alvejantes, entre outros.

Veja a seguir como são realizadas estas soluções e qual melhor se adapta à sua situação:

Uniformes de tecido de algodão

O algodão é um tecido resistente e por conta disso, ele suporta vários produtos sem desgastar-se. 

Até por isso muitos uniformes para empresas são camisetas de algodão. Elas podem manchar e mesmo assim serem limpas, mantendo a qualidade da peça.

Uma receita caseira para limpar tecido branco de algodão vai bicarbonato de sódio e, dependendo do grau da mancha, a mistura pode ser com água, vinagre de álcool (para manchas mais escuras) ou detergente neutro.

O Bicarbonato de sódio, quando em contato com um ácido, como o vinagre, libera dióxido de carbono e água que agem como um filtro, retirando partículas de sujeira.

Como já falado, a adição do vinagre à substância, só é necessária se a mancha for realmente muito difícil de retirar.

Caso contrário, uma pastinha feita do bicarbonato com água e/ou detergente neutro já resolve. 

Basta passar um pouco em cima da mancha e deixá-la agir de 15 a 30 minutos, conforme a necessidade da sujeira. E voilà! A seguir é só lavar normalmente.

Há também a solução industrial com produtos mais fortes. Hoje existem tira-manchas e alvejantes. 

É indicado que seja feito uma mistura do tira manchas com sabão líquido ou com água. É o mesmo processo que a solução caseira.

Você passa na mancha, deixa agir por um tempo, esfrega um pouco, mas não a ponto de danificar o tecido e assim, coloca-o para lavar.

Uniformes de poliéster

Aventais, jalecos, guarda-pós, entre outros que são feitos do material muitas vezes podem ser manchados por tintas de canetas, comidas coloridas, ou outras tintas.

Os mais indicados para tirar manchas do poliéster sem causar uma segunda, por consequência de um uso sem conhecimento, é o álcool isopropílico ou o bórax.

O álcool pode ser colocado sobre a mancha e com a ajuda de um pano seco e que não seja mais usado, ir removendo a tinta que sai e pressionando-a para que não se espalhe.

Já o bórax pode ser misturado à água para criar uma pasta e ser deixado sobre a parte que está suja para que entre em ação com a substância.

Passado o tempo de aproximadamente 30 minutos, já é possível retirar a pasta e colocar o uniforme profissional na máquina e lavá-lo conforme as indicações na etiqueta.

Outra saída, é a mistura do sabão em pó com um detergente neutro ou até outro sabão para roupas líquido.

Colocar os dois ingredientes misturados sobre a mancha e esfregar com os dedos e ir colocando água conforme esfrega.

Após a marca ter saído quase ou totalmente, coloque o uniforme para lavar normalmente.

Outra alternativa para o poliéster, que é um pouco sensível, é uma solução de 1/2 colher de chá de detergente neutro líquido, 1 colher de sopa de vinagre branco e 1/4 de água quente ou morna.

Depois de estar bem misturada, com a ajuda de outro pano, aplique o líquido no tecido e deixe a mancha absorver a substância por uns 30 minutos.

Para a mancha desaparecer por completo, após o tempo estipulado acima, esfregue a peça com cuidado até voltar tudo para o branco inicial.

Uniformes de outros tecidos

Algodão e poliéster são os mais encontrados, mas também existem muitos outros usados recorrentemente para fazer Uniformes Profissionais

Porém, o que todos eles têm em comum para remover manchas, é que sempre uma mistura com sabão de roupa já pode resolver.

Se não for o suficiente, a mistura de bicarbonato mais o vinagre, que todos temos em casa, pode ir até as partículas mais profundas e retirar toda a sujeira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redes Sociais

Parceiros

Logo Blog da Sulamita

Sou Sulamita Pinheiro Machado Cogan, advogada por formação. Todavia, por gostar de alguns assuntos como moda, beleza, música, pets, etiqueta e turismo no Brasil, resolvi escrever um blog para trazer aos usuários na internet conteúdos importantes sobre cuidados e os produtos utilizados com os pets.