A saúde bucal requer um cuidado especial, e rotineiro, o cuidado com os dentes é essencial para garantir a saúde da boca.

E principalmente para os idosos, pois nessa fase o número de perda dos dentes é maior. O plano odontológico é uma boa opção para aqueles que buscam conforto e praticidade na hora de realizar esses cuidados.

Saiba aqui quais os cuidados bucais são necessários para os idosos:

Saúde bucal na terceira idade

O cuidado com a saúde bucal é fundamental em qualquer idade, e com a terceira idade não é diferente, muito pelo contrário é nela que os cuidados com os dentes são fundamentais.

Nessa idade a boca, assim como outras partes do corpo, existem alguns fatores que colaboram para o enfraquecimento dos dentes e da gengiva, isso pode contribuir para a perda da arcada dentária que é muito comum na terceira idade.

E para evitar perder os dentes, é importante manter os cuidados com a boca desde pequenos. Apesar de ser quase unânime, a perda dos dentes é um fato que preocupa a muitos idosos.

Para garantir que esse fato não aconteça é necessário que se mantenha alguns cuidados com a boca, veja as dicas de como manter a saúde bucal:

Dicas de como manter uma boa saúde bucal

As dicas que vamos dar, servem tanto para os idosos, quanto para qualquer idade. Elas ajudam a garantir uma boa saúde da boca. Veja quais os cuidados você precisa ter para garanti-la:

Escovação

A escovação não pode ser negligenciada, e deve ser feita após cada refeição. É importante também se atentar quanto a escova que irá usar. Ela deve ser macia para não machucar a boca, também deve ser proporcional ao tamanho de sua boca.

Não esqueça a língua

Na hora de realizar sua escovação, não se esqueça de higienizar bem a língua. Ela, por ser úmida, é um lugar propício para a proliferação de bactérias.

Use fio dental

Mais uma dica importante, é que não devemos esquecer de usar o fio dental na hora da escovação. Ele alcança os lugares que a escova não consegue limpar, sendo assim um complemento da escovação.

Alimentação saudável

A alimentação saudável é boa para garantir a saúde de todo o nosso corpo, e com a saúde bucal não é diferente. Evite alimentos açucarados, pois eles podem provocar cáries, sua alimentação deve conter alimentos ricos em fibras e grãos, frutas, verduras e legumes.

Beba água

Manter o corpo bem hidratado também é importante para manter a saúde de todo o corpo, e no caso da saúde bucal a hidratação correta ajuda a evitar os possíveis problemas provocados pela boca seca.

Cuidado com lesões na boca

Sempre que surgirem lesões ou feridas na boca, lábios, bochechas, gengivas, céu da boca, na garganta ou na língua, procure um profissional, isso pode ser indicativo de doenças mais sérias.

Próteses dentárias

Nos casos em que o paciente usa prótese dentária é importante seguir a recomendação do dentista e realizar a sua higienização correta. Na hora de dormir, lembre-se de tirar a prótese e colocá-la em um copo com água e uma colher de água sanitária, e somente quando acordar coloque-a na boca de novo, nessa hora a boca deve estar bem limpa.

Peça ajuda se precisar

Alguns idosos sentem vergonha por necessitarem de ajuda com algumas tarefas. Mas não deixe isso te atrapalhar, a higienização da boca deve ser realizada de forma correta, então se você tem alguma dificuldade peça ajuda.

Ajuda na escovação

Essa dica é para aqueles que estão próximos de algum idoso. Se você conhece algum idoso que tem dificuldade para realizar a higienização bucal, ou então um idoso com necessidades especiais, ajude-o a fazer essa tarefa e o conscientize da sua importância.

Consultas ao dentista

Essa dica vale para todos. Para garantir a saúde da boca é importante que você realize as consultas ao dentista, ele saberá diagnosticar se algo de errado está acontecendo em sua boca, além de ser quem irá ajudar a realizar a higienização correta e manter a saúde bucal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redes Sociais

Parceiros

Logo Blog da Sulamita

Sou Sulamita Pinheiro Machado Cogan, advogada por formação. Todavia, por gostar de alguns assuntos como moda, beleza, música, pets, etiqueta e turismo no Brasil, resolvi escrever um blog para trazer aos usuários na internet conteúdos importantes sobre cuidados e os produtos utilizados com os pets.