Como informatizar meus colaboradores? Realmente uma das grandes dúvidas das pessoas de negócio não está na questão de fatores de infraestrutura e distribuição. 

Muitos destes fatores podem até ser complexos, mas sua implementação é quase uma ciência exata. Você não tem como simplesmente discutir com uma rota de romaneio ou mesmo com um equipamento que está dando problemas.

Entretanto, o fator humano de uma empresa muitas vezes se mostra como sendo o real desafio de todo o trabalho. Onde muitas vezes as pessoas diretamente responsáveis pelo trabalho acabam por simplesmente ignorar suas reais obrigações.

Trazer uma nova etapa de procedimentos, ou mesmo alterar a rotina dos seus colaboradores não é nem de perto um desafio simples e fácil. Então aqui vão algumas ideias que realmente fazem a diferença no dia a dia.

A informatização de um ambiente empresarial é sempre necessária, o que hoje só pode ser feito através de mãos humanas pode muito bem ser alterado amanhã. E de fato, não existe espaço para quem voluntariamente e constantemente se deixa ficar obsoleto.

Não informatizar, e por consequência, organizar e automatizar processos, deixa seus produtos e serviços mais caros, demorados e com pior qualidade. Seu cliente pode ser fiel, mas se ele bater na concorrência por algum motivo e ver uma mudança sensível no processo todo, pode ser um risco para você.

Por isso gostaria de te ajudar com a grande questão: “Como informatizar meus colaboradores?”

Vamos dar uma olhada?

Como informatizar meus colaboradores?

Eu poderia simplesmente dar milhões de maneiras para tentar colocar na cabeça dos seus colaboradores o motivo pelo qual eles devem se especializar neste tipo de atitude. Mas a grande verdade é que você precisa começar antes de mais nada com a escolha de um curso de informática.

Seus funcionários não irão aprender a utilizar um computador simplesmente por inspiração pessoal ou algo semelhante. É necessário que alguém que esteja totalmente integrado em todo o processo acabe por simplesmente dar sua experiência em forma de conteúdo.

E claro, não estou falando de qualquer curso da área, mas algo que seja primeiramente básico, ensinando todos os pormenores do uso do equipamento. Você provavelmente vai ficar assustado com a quantidade de pessoas que não está capacitada hoje em dia a fazer tarefas das mais triviais.

Entretanto também precisa prosseguir em algumas ferramentas básicas, principalmente as que possuem um modelo como o Microsoft Office. Este é uma ferramenta incrível que possibilita fazer a maioria das tarefas relacionadas à necessidade da rotina da empresa.

Sendo assim, minha indicação é que você esteja correto de estar fazendo uma escolha completa e eficaz para garantir resultados bastante positivos na sua empresa.

Lembrando que um curso de informática de qualidade também precisa entregar um certificado válido para as pessoas que o concluírem.

Como convencer os colaboradores a aderirem ao processo

Sem dúvida nenhuma esta é uma das etapas mais desafiadoras de todo o processo. Afinal de contas, estamos mexendo diretamente com uma demanda desafiadora que varia de pessoa para pessoa.

É difícil criar um guia infalível para esta parte do processo, entretanto devo listar aqui algumas atitudes que costumam dar certo na maioria dos casos.

Primeiramente mostre que a empresa está passando por transformações, e que quando ela cresce, eles também crescem. Mostre para eles que se querem realmente ganhar salários melhores, melhores benefícios, terão que trazer resultados que possibilitem este ajuste.

Não é uma tarefa realmente fácil, afinal de contas estamos falando de pessoas que muitas vezes não ligam para o próprio trabalho. O fazem por uma questão de hábito ou necessidade.

Outro ponto que você pode anunciar para eles é que este processo entrega para todos a possibilidade de ganhar uma habilidade adicional. As pessoas envolvidas não precisarão mais se preocupar de maneira indefinida com situações aborrecidas.

Ter um computador e saber utilizá-lo é algo que realmente muda a rotina de todo mundo. Fazendo com que você tenha a possibilidade de seguir por um caminho muito mais interessante.

Como administrar o processo

Primeiramente é importante ter escolhido um curso que tenha realmente um certificado válido. Assim você poderá contar com uma ajuda crucial para fazer valer o seu investimento.

Como estamos em uma era dos cursos online, você pode disponibilizar um login e senha para que o colaborador faça o estudo em casa, sendo então orientado por outra pessoa que já tenha conhecimentos na área.

Ou então pode reservar um espaço e um tempo dentro da sua empresa, para que a pessoa tenha condições de utilizar um computador para fazer o curso. Sendo orientado por alguma pessoa da área.

Os cursos online, neste caso, são mais indicados, pois facilitam todo o processo de desenvolvimento sem ter um horário e local muito rígidos. O que facilita a adaptação do funcionário sem prejudicar a sua produtividade.

Conclusão

Para alguns esta tarefa pode ser realmente desafiadora, eu reconheço, mas com uma boa medida de boa vontade, seguida de uma orientação motivadora, os resultados a serem colhidos costumam realmente ter um ótimo ganho.

Por isso recomendo que você invista em seus funcionários em geral, até mesmo aqueles que não estão diretamente envolvidos na parte informatizada da empresa. Afinal de contas, este é um processo que tende a se aplicar para praticamente qualquer área.

Mesmo nos campos onde há um fator humano imprescindível, as arquiteturas de inteligência artificial estão conseguindo resultados ótimos e interessantes. Valendo realmente a pena que você invista seu tempo para pesquisar um pouco.

Acredite, quem não se empenha nesta parte do empreendimento pode infelizmente ficar para trás. O mercado em geral não tem piedade, já que as pessoas precisam de produtos e serviços, e a tendência é sempre ter algo melhor e mais barato.

Por isso, comece hoje sua busca pelo melhor curso de informática que encontrar por aí. Basta saber que as opções são realmente diferenciadas e que você pode ter um resultado incrível ao se esforçar adequadamente.

No mais é isso, espero ter te ajudado neste processo. Qualquer outra dúvida sobre o assunto estou à disposição para te ajudar a encontrar algumas soluções que estejam no meu alcance.

Até a próxima!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redes Sociais

Parceiros

Logo Blog da Sulamita

Sou Sulamita Pinheiro Machado Cogan, advogada por formação. Todavia, por gostar de alguns assuntos como moda, beleza, música, pets, etiqueta e turismo no Brasil, resolvi escrever um blog para trazer aos usuários na internet conteúdos importantes sobre cuidados e os produtos utilizados com os pets.