Quando compramos uma toalha infantil, sempre pensamos na vida útil da peça, já que, após algum tempo de uso, ela tende a perder toda maciez e suavidade.

Mas como evitar que a toalha fique áspera? Qual é a solução mais óbvia? Você não acha que está usando muito amaciante? Se a resposta for sim, saiba que pode ser por isso que a toalha perde a sensação macia.

Isso porque, ao usar o produto de forma exagerada, ele acabará formando uma camada impermeável, o que torna a toalha áspera.

Na verdade, toalhas macias e felpudas nem precisam de amaciantes porque são feitas de materiais que não enrugam.

Além disso, não é necessário passar o ferro, esse tipo de processo danifica o material e reduz sua capacidade de absorção.

Se você quer descobrir mais algumas dicas para cuidar da toalha infantil do seu filho, acompanhe nosso texto na íntegra.

Lave as toalhas separadamente

Você já deve saber que precisa fazer isso, mas segue essa técnica tão popular? A primeira vantagem é que, ao lavar toalhas sem misturá-las com outros tipos de roupas, não há necessidade de se preocupar em abrir mão do amaciante.

Além disso, o ideal é usar uma pequena quantidade de sabão. Acredite em mim: suas toalhas infantil continuarão limpas e você pode ainda economizar a quantidade de produtos que gasta.

Sem falar que você também pode evitar que zíperes e outros detalhes das roupas danifiquem o material da toalha.

Por fim, lavar as toalhas separadamente evita o acúmulo de peças na máquina, pois elas requerem um certo espaço para bater.

Seguindo essa primeira dica valiosa, mesmo com o passar do tempo, a probabilidade das toalhas infantil permanecerem macias e suaves é alta.

Toalha Infantil dura e áspera

Para evitar uma toalha infantil dura e áspera, não deixe a toalha secar no sol! Eu sei que é lindo ver todas as toalhas limpas brilhando ao sol no varal. Mas o sol encolhe a fibra.

O ideal é deixar a toalha secar na sombra. Ao sol, as fibras podem ficar enrugadas e secas, causando a sensação horrível de aspereza. Se houver essa opção em sua casa, pode secar as toalhas na própria máquina de secar.

Como fazer as toalhas infantil voltar a ser macia

Use 1 xícara de vinagre de álcool branco em vez de amaciante de roupas. Não se preocupe! Sua toalha não vai ficar com um cheiro desagradável, visto que o vinagre evapora e o cheiro desaparece rapidamente.

Por mais simples que aparente ser, o vinagre tem o poder de amolecer e reorganizar as fibras. A toalha infantil será, então, revitalizada.

Portanto, nossa dica para fazer a toalha infantil voltar a ser macia é não usar amaciante para lavar roupas, sempre usar o vinagre branco.

Tem muitas vantagens nesta técnica, uma vez que, além de proporcionar toda maciez à peça, é um produto mais barato, mais amigo do meio ambiente e não deixa nenhum resíduo no tambor da máquina.

Se restar dúvidas sobre como lavar toalhas ou roupas, verifique a etiqueta fornecida pela fábrica, ela contém todas as informações.

Lave com água quente e enxágue com água fria

Acredite ou não, mas a temperatura da água também ajuda a manter a toalha macia. Claro, nem todo mundo tem escolha, entretanto se sua máquina tiver essa opção, você pode lavar sua toalha infantil primeiro com água quente, porque esse processo amolece as fibras da toalha, o que facilita a lavagem.

Já no enxágue, é melhor usar água fria, pois essas mesmas fibras retraem evitando a formação de pequenas bolas que tornam o material áspero. Só não esqueça de olhar o rótulo da toalha, porque nem sempre é indicado esse tipo de lavagem, ok?

Não empilhe ao armazenar

Por último, como já abordamos, é ideal – se possível – usar a secadora após a lavagem das toalhas. Em relação à centrífuga, evite que ela bata muito.

Após secar na sombra, dobre as toalhas e coloque verticalmente na gaveta. Sim, você leu certo: ao organizá-las em uma fileira ao invés de empilhá-las, você pode reduzir o peso e evitar que o tecido fique fino. É simples, não é?

Erros cometidos

Erro 1 e Erro 2:

Às vezes pensamos que, por exemplo, colocar mais amaciante trará mais efeitos, mas na realidade acontece exatamente o contrário, muito produto vai endurecer as fibras da toalha.

Esse hábito só vai nos fazer gastar mais produtos, além disso, o excesso de espuma da lavagem danificará as partes internas da máquina e o excesso de amaciante acumulará poeira e resíduos no tambor da máquina, tornando a limpeza mais difícil.

Erro 3

Deixar a toalha secar ao sol, esta atitude só fará a toalha ficar seca, dura e desbotada. Se quiser secar a toalha no varal, escolha sempre a sombra e pendure de uma forma que não deforme a peça.

Erro 4

Não usar a secadora, a maioria das pessoas pensa que colocar toalhas na secadora irá encolhê-las, mas isso é um mito.

Erro 5

Quando você passa a toalha infantil, o ferro achata as fibras do tecido. Assim, quanto mais tempo passar, menor será a absorção e maciez da toalha. O segredo é deixar a toalha secar na sombra, dobrar e guardar.

Desta forma, a fibra da toalha ficará sempre macia, aconchegante e pronta a usar ou até mesmo para levar quando estiver viajando com as crianças.

Se você gostou destas técnicas para cuidar da toalha infantil do seu filho, curta e compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redes Sociais

Parceiros

Logo Blog da Sulamita

Sou Sulamita Pinheiro Machado Cogan, advogada por formação. Todavia, por gostar de alguns assuntos como moda, beleza, música, pets, etiqueta e turismo no Brasil, resolvi escrever um blog para trazer aos usuários na internet conteúdos importantes sobre cuidados e os produtos utilizados com os pets.


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/femininas/www/wp-includes/functions.php on line 4348

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/femininas/www/wp-includes/functions.php on line 4348

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/femininas/www/wp-content/plugins/really-simple-ssl/class-mixed-content-fixer.php on line 110