Como dar um banho em cachorro? Desde os menores até os grandões e cheios de pelos geram dúvidas em seus donos na hora de tomar aquela ducha.

Ter um pet em casa, independentemente de sua idade, raça ou personalidade é sempre uma alegria para os donos, que terão um novo companheiro para os mais variados momentos.

Brincadeiras, ensinamento de novos truques, bagunças e, claro, a hora do banho, podem se transformar em mais um momento divertido e marcado por afeto e bastante conexão.

No entanto, principalmente para donos inexperientes, dar banho em cachorro pode ser bastante desafiante, já que não conhecem a fundo os produtos, cuidados e técnicas necessários para que o banho seja um sucesso.

Inclusive, não é raro donos novos relatarem que os pets fazem uma grande bagunça nesse momento, seja fugindo da banheira, balançando e molhando a casa toda ou até pior, ficando com medo ou agressivo nessa hora.

É fundamental falar que o banho para os cães é importante para a sua higienização e saúde, evitando mau cheiro, infecções e incômodos na hora de brincar com os seus filhos ou até mesmo fazer as suas necessidades.

Pensando nisso, iremos trazer neste post algumas dicas de como dar banho em cachorro de forma tranquila e com os produtos certos. Continue a leitura.

Como dar banho em cachorro?

Dar banho em cachorro é um processo que pode ser realizado em alguns passos, mas antes de tudo leve em conta que os cães não agem racionalmente e muitas vezes nem sabem porque estão tomando banho.

Por isso, medo, agitação ou até mesmo alguns rosnados podem acontecer, mas você deve manter a calma e não se desesperar, principalmente em filhotes que nunca tomaram banho.

Em primeiro lugar, é importante ter um local para que o banho ocorra, seja um tanque alto, banheira ou qualquer outro local de preferência na altura das suas mãos. Pegue o cachorro cuidadosamente, acalme-o caso ele queira brincar e penteie os seus pelos.

Essa ação irá facilitar a retirada de nós e qualquer tipo de sujeira presa nos pelos, além de trazer confiança ao pet. Depois, coloque água no recipiente onde o pet está, não deixando que a água passe da metade das patinhas. Isso evita acidentes.

O ideal é molhar o cachorro aos poucos com um chuveirinho de água morna e depois que ele estiver completamente úmido, aplique o shampoo de acordo com as orientações do fabricante. 

Esfregue com cuidado e se for necessário repita a aplicação. Não se esqueça de evitar que entre shampoo nos olhos ou dentro das orelhas!

Depois, é hora de utilizar o condicionador, caso você queira e enxaguar o seu cãozinho. Deixe que ele se balance, o que ajuda na secagem do pelo e da sua pele.

Por fim, seque-o com uma toalha, fazendo movimentos rápidos e, se necessário, utilize um secador, garantindo que não fique muito próximo à pele, para não queimar ou assustá-lo.

Quais produtos utilizar?

Uma outra dúvida muito comum em donos que estão aprendendo a como dar banho em cachorro é sobre os produtos a serem utilizados nesse momento.

Os produtos mais comuns para o banho são: banheira, escova para pelo de cachorro, shampoo, condicionador, água morna, toalha e secador de cabelos.

É importante se atentar com a qualidade dos produtos e se o pet apresenta qualquer alergia, principalmente do shampoo.

Qual a periodicidade do banho?

Por fim, mas não menos importante, a gente não poderia esquecer de falar sobre a periodicidade correta para dar banho em cachorro.

Diferente de nós, banhos a cada 15 dias são o suficiente para deixar o pet limpo e com os pelos sem nós.

No entanto, se o seu amigo peludo brinca muito fora de casa ou está apresentando mau cheiro, essa frequência pode ser diminuída. Para pets com doenças de pele, como alergias e dermatites, é importante consultar o veterinário antes de dar banho.

Agora que você sabe tudo sobre banho de cachorro, aproveite para ler também sobre como escolher o sofá ideal tendo pet em casa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redes Sociais

Parceiros

Logo Blog da Sulamita

Sou Sulamita Pinheiro Machado Cogan, advogada por formação. Todavia, por gostar de alguns assuntos como moda, beleza, música, pets, etiqueta e turismo no Brasil, resolvi escrever um blog para trazer aos usuários na internet conteúdos importantes sobre cuidados e os produtos utilizados com os pets.