Com uma sociedade cada vez mais agitada, nunca foi tão importante falar sobre os cuidados com a saúde mental. Não é de hoje que o assunto tem sido pauta sobre diversos aspectos, inclusive como uma simples mudança de rotina pode afetar uma pessoa psicologicamente.  

Implantar algo novo na vida corrida da maioria das pessoas pode demandar tempo. Assim como fazer um implante dentário, tudo na vida depende de um processo, que para algumas pessoas pode ser mais rápido do que para outras. 

Impactos diários 

Os impactos diários podem ser os mais diversos, dependendo do estilo de vida de cada um. Desde questões sociais, até mesmo o fato da temperatura de um ambiente, que pode impactar direta ou indiretamente na saúde mental.   

Muitos dos problemas associados à mente são decorrentes de questões diárias, rotinas exaustivas de trabalho ou estudo, que causam estresse e ansiedade, provocando sensações que podem reduzir e muito a qualidade de vida.  

O acúmulo de situações repetitivas, ou a mudança brusca de realidade, como aconteceu no caso da pandemia, afeta totalmente a não só a rotina física, as relações interpessoais também podem se complicar, gerando desgaste emocional, que podem refletir em questões mais complexas de saúde. 

Principais sintomas de sobrecarga mental 

São vários os sintomas que podem impactar na saúde mental de uma pessoa, dentre eles o cansaço constante e procrastinação, que podem levar ao aumento da ansiedade e até mesmo a depressão em alguns casos.   

A sobrecarga emocional pode ser identificada quando as emoções de um indivíduo assume o controle de várias situações. Em um contexto como o de pandemia, essa sobrecarga pode aumentar levando ao misto de tédio e incertezas devido ao atual período. 

Mudanças muito repentinas ou até mesmo o comodismo podem levar a uma alteração de humor repentina, o que reflete no nível de produção. Antes de analisar qualquer dica é preciso entender a importância de ter uma saúde mental em dia. Uma mente saudável é uma mente mais ativa, e possui mais disposição para enfrentar os desafios diários.   

A ansiedade, o estresse e os dias mais cheios podem provocar um desânimo que irá desencadear em uma falta de dedicação, que só irá piorar as relações sociais.

Cuidados com a saúde mental 

Os cuidados com a saúde da mente são os mais variados, desde uma alimentação saudável ao autocuidado e busca por autoconhecimento. Em um período como o de isolamento social, todo o cuidado é importante para a conquista  do bem estar. 

Uma alimentação balanceada é de extrema importância, pois alguns alimentos possuem nutrientes e vitaminas essenciais para o funcionamento correto das funções do cérebro. Como por exemplo, o abacate é um excelente antioxidante, que ajuda a prevenir o envelhecimento. Por conter ômega 3, ele é ótimo para combater o desgaste do cérebro.

O brócolis também conta com nutrientes que ajudam na saúde do órgão, contribuindo para uma boa memória.

O tomate possui licopeno, que combate o envelhecimento das células, e ajuda a proteger o cérebro de diversas doenças. O azeite de oliva , o cacau e a semente de chia também ajudam na prevenção das funções cerebrais, além de serem ótimas opções para incluir no cardápio diário. 

A prática de exercícios de concentração,  também ajuda a estimular o cérebro, sendo essencial para a recuperação do órgão com a perda de neurônios, além de possibilitar a melhora da melhora e aprendizagem. Temos como exemplos os jogos de tabuleiro, desafios de lógica, quebra cabeça, dentre outros, que também possibilitam o relaxamento e diversão, em contraponto das situações do cotidiano.

Os exercícios físicos também ajudam nesse processo de relaxamento mental, servindo como hobby, distração mental e ainda ajudando na melhora física do indivíduo. 

A importância de pensar positivo  

Mesmo diante de tantos fatores que podem nos desanimar, o pensamento positivo se faz necessário, já que muitas das situações do dia a dia não podem ser controladas. Para manter uma relação saudável com o psicológico, é de grande importância a satisfação com as relações do cotidiano. 

A maneira mais interessante de pensar com positividade é parar de analisar tudo de ruim que acontece à sua volta, afinal, por que não aproveitar das coisas boas? Por várias vezes nos deparamos com coisas incríveis, como o nascer de um dia ou um pôr do sol, aproveitar esses momentos pode ser um estímulo a mais na vida de qualquer pessoa.   

Muito acima do que qualquer imagem ou situação que nos proporcione prazer, ser positivo é encarar os desafios de frente, e se permitir errar, afinal ninguém é perfeito e nem mesmo uma máquina para aguentar tanta pressa. 

Ter saúde mental é uma junção de fatores, que tem como objetivo fundamental melhorar a forma como cada pessoa encara os desafios e metas no decorrer da vida.  

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Sou Sulamita Pinheiro Machado Cogan, advogada por formação. Todavia, por gostar de alguns assuntos como moda, beleza, música, pets, etiqueta e turismo no Brasil, resolvi escrever um blog para trazer aos usuários na internet conteúdos importantes sobre cuidados e os produtos utilizados com os pets.


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