Constantemente está em alta alguma espécie de orientação sobre cursos online na área de maquiagem aqui no nosso site. Somos realmente especializados em indicações de cursos, mas também de técnicas e alguns pontos interessantes na área da maquiagem.

Entretanto, não é incomum que as pessoas acabem ignorando algumas coisas bastante sérias, como por exemplo a ideia de que é possível se expor ao sol só com alguns cremes hidratantes.

Tudo bem, existem sim alguns produtos da área que irão entregar alguma quantidade de FPS que irão te proteger. Porém é sempre importante entender que este tipo de produto dificilmente irá alcançar uma eficácia tão incrível quanto a de um produto específico.

Hoje gostaria de utilizar alguns momentos para falar sobre toda a importância crucial da utilização do filtro solar. Vamos conferir?

O que é um filtro solar?

Antes de mais nada pode ser importante falar um pouco sobre o produto em si. Assim fica mais tranquilo entender como ele proporciona todos os benefícios dos quais iremos falar hoje.

Em qualquer curso de automaquiagem deve ser possível aprender sobre estes benefícios. Principalmente sobre como utilizar tudo de maneira correta para evitar problemas no preparo da maquiagem.

Acredite, existem diferentes tipos de protetores com várias texturas e ativos diferentes. Isto permite você ter bons resultados independentemente do tipo de pele. Além de combinar produtos de todos os tipos sem causar alguma aparência indelicada, como por exemplo é o caso de uma textura oleosa na pele.

No mais é isso, vamos aos benefícios.

Benefícios do filtro solar

Ajuda no combate ao envelhecimento precoce

A nossa pele é antes de mais nada um órgão de proteção para evitar contaminações externas. Por isso ela está constantemente em contato com o ambiente apenas com uma camada de pele morta.

Ou seja, é diferente a textura do tecido epitelial conforme você vai se aproximando das camadas mais internas. 

Porém a exposição ao sol acaba por gerar um desgaste da camada externa de maneira mais rápida. Por isso, cada vez mais as camadas interiores consistem de pele danificada ou morta.

Este efeito é causado por conta da incidência de raios ultravioleta. Esses são feixes de energia luminosa de um espectro que não conseguimos enxergar, mas que possuem muito poder de radiação.

O corpo tenta combater o efeito negativo tentando regenerar e criar mais e mais pele saudável. Logo o resultado acaba sendo uma distribuição desigual da elastina, principal elemento garantidor da elasticidade e flexibilidade da pele.

O problema é que esta substância não é resposta normalmente, e no local onde ela está em falta é normal que haja uma injeção de colágeno. Sendo assim sua pele ficará flácida e mais desgastada.

Ajuda a manter a hidratação natural

É normal que nós pensemos que a nossa pele é hidratada com água. E sim, principalmente por água. Quando estamos desidratados, acabamos por puxar muita água da pele, que possui grandes reservas.

Entretanto, não é só este tipo de substância que garante a nossa hidratação. A nossa pele é irremediavelmente hidratada com vários outros itens.

Como por exemplo é o caso da própria oleosidade corporal. Aquela oleosidade mesmo que acaba muitas vezes por gerar acnes e cravos.

Por isso é fundamental que você mantenha uma distância da exposição direta ao sol sem proteção. Com pouco tempo é possível perder grande parte da hidratação, causando um ressecamento muito negativo para a sua pele.

Em suma o problema será o mesmo que o anterior. Entretanto pode sim ocasionar vários problemas no curto prazo, principalmente para quem estará indo para algum compromisso e quer se manter bem apresentável.

Protege contra doenças em geral

Não existe tipo agradável de câncer, entretanto o câncer de pele muitas vezes acaba sendo um dos mais agressivos em um curto espaço de tempo. E acredite você ou não, mas a quantidade de radiação ultravioleta é realmente uma das culpadas por ele.

Lógico, se expor uma ou duas vezes ao sol sem proteção dificilmente vai gerar este tipo de problema. Entretanto é importante que você realmente tenha um certo cuidado com a escolha do que utilizará para garantir sua proteção.

Afinal de contas, um protetor solar com um fator de proteção solar muito menor do que o recomendado não irá realmente garantir a sua segurança. Usar o produto errado por um bom tempo, ou mesmo um que seja de qualidade duvidosa, pode ser realmente um problema.

Mas além do câncer, a verdade é que muito da proteção da nossa pele é removida por conta desse contato negativo com o sol. O que vai permitir o desenvolvimento de várias bactérias, às vezes até mesmo vírus de todos os tipos.

Claro, existem vários tipos de problemas que podem acontecer também por evitar a completa exposição do sol. Mas estes são itens que falaremos a seguir.

Por que você não deve evitar completamente o sol

É importante notar que o protetor solar é um produto que remove os raios nocivos do sol que entram em contato com a sua pele. Por isso seu uso deve ser realmente regular e bem aplicado.

Mas ter medo do sol não é uma boa ideia, embora seja inteligente regular os momentos de exposição, a verdade é que não se pode ficar completamente isento do sol em si.

Isto porque estamos falando de algumas funções orgânicas essenciais. Por exemplo, a produção da própria vitamina D, que só acontece quando nos expomos à luz solar.

Esta é uma vitamina muito importante para várias funções do organismo, principalmente a fixação de cálcio, que garante ossos mais resistentes, mas também por conta do nosso sistema imunológico. Garantindo defesas naturais.

Sem contar que uma quantidade de exposição de luz solar também ajuda a matar vários microrganismos maléficos que ficam na nossa pele. Por isso, tomar sol de maneira responsável também é necessário.

Escolher o protetor solar correto é o que dirá realmente quanto de proteção, e a qualidade geral dela no dia a dia.

Por exemplo, um FPS 30 é um valor muito baixo, e pode simplesmente não fazer efeito em pele clara. Enquanto um fator 70 seria o mais recomendado.

No mais é isso, espero ter te ajudado.

Qualquer pergunta estamos aqui para orientar!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redes Sociais

Parceiros

Logo Blog da Sulamita

Sou Sulamita Pinheiro Machado Cogan, advogada por formação. Todavia, por gostar de alguns assuntos como moda, beleza, música, pets, etiqueta e turismo no Brasil, resolvi escrever um blog para trazer aos usuários na internet conteúdos importantes sobre cuidados e os produtos utilizados com os pets.