Você sabia que a maquiagem foi criada no antigo Egito?
As pessoas pintavam os olhos para protegê-los dos raios solares. E no lado espiritual eles consideravam os olhos como os espelhos da alma, e também em sinal de respeito ao deus do sol.

Além dos egípcios, diversos outros povos da antiguidade também utilizavam as pinturas no rosto, muitas vezes como um artifício para diferenciar os membros de cada aldeia, celebração de rituais religiosos, firmar acordos de guerra entre povos e também para simbolizar a passagem de fases da vida.

Na idade média a maquiagem era feita para representar o frescor da pele, buscando se assemelhar a pele das crianças, disfarçando as diversas imperfeições, e as doenças sem tratamento que existiam na época.

Entre os séculos XVIII e XIX a maquiagem começou a ser vista com maus olhos pelo Parlamento Inglês, e ele atribuiu às mulheres a mesma pena que era atribuída à quem praticava a temida bruxaria da época. O marido tinha o direito de pedir o divórcio se descobrisse se a sua mulher se maquiava.

Durante o século XX a maquiagem passou a ser muito usada por quase todo o mundo, mas, durante a primeira e a segunda guerra mundial a produção teve uma estagnação, por causa da necessidade de produzir mais armamento e a escassez de matéria-prima é um grande fator.

Porém, nesse período algumas mulheres começaram a produzir os seus próprios produtos de beleza e essa produção foi se disseminando por todo o globo.

Logo após as guerras, a maquiagem se tornou algo muito popular, sendo usada como uma forma das mulheres se recuperarem do horror da guerra que foi a guerra e assim começaram a se encontrar novamente no seu poder feminino.

Muitas estrelas do cinema e da música também auxiliaram a popularizar mais ainda o uso de diferentes tipos de maquiagem.

Conforme a evolução dos produtos, eles deixaram de ser usados apenas como uma função estética e passaram a prevenir o envelhecimento da pele, a proteger a pele dos efeitos dos raios solares e a hidratá-la. 

Se por um acaso você se interessa por esse tema e quer se tornar um grande profissional da área da maquiagem se inscreva em um Curso de Maquiagem Online.

Como surgiu a maquiagem?

Durante o período paleolítico, o homem começou a se reunir em grupos, fixando-se em determinada terra e assim ficando mais sedentário, e neste momento começam a surgir os primeiros sinais de vaidade no homem. 

Em cada grupo existia a hierarquia, os chefes se enfeitavam com garras e dentes de animais ferozes, os feiticeiros e os curandeiras adornavam em seus corpos pinturas que eram consideradas mágicas.

Com o passar dos anos, os homens começaram a fazer pinturas em seu corpo antes de guerras. Na região da Mesopotâmia, produtos de maquiagens foram criados à base de carvão para os olhos, além da henna e outros produtos naturais.

Os gregos tinham muita preocupação com a saúde e a beleza de seus corpos, a maquiagem usada na Grécia, porém, não da mesma forma que na Babilônia e no Egito.

No antigo Egito a maquiagem fazia parte da higiene diária das pessoas, além de ser uma forma de mostrar quem eram as pessoas que faziam parte da nobreza. As misturas de metais pesados geram um tom de esverdeado para impregnar e proteger as pálpebras dos nobres. 

Cleópatra representou a beleza da mulher daquele tempo, era carismática e muito poderosa, ela imortalizou o banho em leite, cobrir a face com argila e maquiar os seus olhos com o pó de khol.

Já em Roma, as mulheres usam máscaras feitas de farinha, miolo de pão e leite para proteger a sua pele dos raios solares.

Em meados de 150 a.C. o físico Galeno criou o primeiro creme facial do mundo, era uma mistura de água, cera de abelha e óleo de oliva. Um tempo depois, o óleo de amêndoas substituiu o azeite, a incorporação do bórax contribuiu fortemente para a emulsão, minimizando assim o tempo do processo. 

E assim surgiu a primeira base para sustentar os pigmentos de dióxido de titânio e facilitar toda a aplicação da face, nasceu então a base cremosa facial.

Com todo o desenvolvimento científico, a ação de pintar os lábios se tornou moda no século XVII. Neste século as pomadas coloridas tornaram-se seguras e acessíveis para o uso. 

Ainda no mesmo século, a preocupação com a higiene pessoal foi deixada de lado, o que contribui para o aumento de maquiagens e cosméticos.

Paris firmou-se como uma grande autoridade em moda, trazendo consigo as maquiagens e cosméticos. Em meados de 1892, foi lançada a revista Vogue, contribuindo então para a divulgação de novas maquiagens.

Durante o século XX, com o avanço da indústria química, os cosméticos se tornaram um produto de uso geral, durante a década 20, Paris foi o grande palco da indústria cosmética, e em 1921 surgiu em Paris, o primeiro batom da história, era embalado em tubo e vendido em cartucho. O sucesso desse novo produto foi tanto, que em 1930 os estojos de batom dominaram as mulheres norte-americanas.

Durante as guerras mundiais, as fábricas de cosméticos dão uma estagnada, por falta de mão de obra e de matéria prima. Porém, na década seguinte, as mulheres começaram a produzir e a preparar os seus próprios produtos.

Com o final da segunda guerra, as maquiagens voltaram, só que agora com o estilo fake, que era a pele pálida, lábios realçados e olhar delineado.

Durante a década de 70, as cores de maquilhagem tornaram-se muito populares, acompanhando as coleções de alta-costura francesa, italiana e inglesa.

No final da década de 80, foram feitos os lançamentos das fórmulas evoluídas para cosméticos pigmentados. E durante a década de 90, com o novo milênio batendo na porta, entram então em cena as fórmulas baseadas em tecnologia de vanguarda, cujo uso garantia as propriedades bem interessantes para a beleza das, como proteção solar, umectação e controle do envelhecimento cutâneo.

Atualmente, podemos contar com produtos que hidratam e colorem as nossas peles ao mesmo tempo. Deseja aprender mais sobre maquiagens? Se a resposta foi sim, se inscreva em um Curso Online de maquiagens e comece a aprender na prática.

Depois de ler sobre a história da maquiagem, você ficou com alguma dúvida?

Se você gostou do que leu, comente aqui embaixo sobre essas dicas e mande os resultados logo a seguir. E se quiser compartilhe essas dicas com os seus amigos e amigas.

Grande abraço e até o próximo post!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redes Sociais

Parceiros

Logo Blog da Sulamita

Sou Sulamita Pinheiro Machado Cogan, advogada por formação. Todavia, por gostar de alguns assuntos como moda, beleza, música, pets, etiqueta e turismo no Brasil, resolvi escrever um blog para trazer aos usuários na internet conteúdos importantes sobre cuidados e os produtos utilizados com os pets.