A área da saúde sempre foi uma das grandes procuras pelos jovens que estavam em busca de se profissionalizar, e o curso mais desejado dentro da área é a medicina.

Além da medicina, áreas como a odontológica que formam dentistas, fisioterapia, psicologia e enfermagem também tiveram um grande crescimento. Veja abaixo tudo sobre o curso de medicina:

O curso de medicina

O curso de medicina é um dos mais longos entre as graduações, ele é oferecido na modalidade de bacharelado e é composto por 6 anos de duração, sendo que em 2 desses anos o aluno fará a residência médica.

Um dos cursos mais difíceis, por ser em período integral, em seus anos iniciais o aluno irá aprender a teoria da área, como Anatomia, Bioquímica e Imunologia. Já nos próximos anos o aluno irá estudar as doenças do corpo como Patologia, Imunologia e Fisiopatologia.

E além das aulas teóricas que são oferecidas durante o curso, são necessárias aulas práticas onde o aluno faz atendimentos mais simples aos pacientes, aprendendo a exercer a profissão na prática.

O curso pode ser dividido em três fases, são elas:

A grade fundamental da Medicina

Como já foi citado, os primeiros anos da Medicina são dedicados para os estudos da teoria do curso. Nessa parte do curso as aulas são conduzidas por livros e materiais visuais.

Elas também são realizadas em laboratórios, onde o aluno faz a manipulação de cadáveres e peças cirúrgicas, e onde estuda todo o corpo humano.

A etapa Pré-clínica do curso

Essa fase da Medicina, assim como a primeira etapa, tem uma duração média de 2 anos. Nela o aluno se aprofunda no estudo das doenças, como surgem, o que causam e como tratá-las. Ela tem como principal disciplina a epidemiologia.

É nessa parte do curso, em que o aluno irá aprender a diagnosticar a doença do paciente, e é quando ele estuda a como tratar e prevenir essas doenças.

E a etapa Clínica

Essa é a fase prática do curso, nela o aluno além de estudar na sala de aula, vai para os hospitais atuar como residente, auxiliando nas tarefas de manutenção do hospital. Com a supervisão dos médicos formados, o aluno realiza algumas tarefas básicas da profissão, ajudando no atendimento diário.

A carreira de Medicina

A carreira de medicina é uma das que mais crescem no mercado de atividades. A medicina é uma profissão essencial,  pois o que seria de nossa humanidade sem os médicos, a evolução de nossa espécie não teria acontecido sem eles.

Ela possui vários campos de atuação, além de conter muitos locais onde pode ser exercida em empresas como hospitais, clínicas, clubes, centros de pesquisa ou até no serviço público, ainda existem aqueles formados que montam seu próprio consultório.

A profissão é uma das mais desejadas, pelo seu alto índice de empregabilidade e o alto valor da média de salário da área. Trouxemos algumas opções de especialização da área, que um recém formado poderá escolher seguir:

  • Pediatria;
  • Ginecologia e Obstetrícia;
  • Cirurgia Geral;
  • Clínica Médica;
  • Anestesiologia;
  • Medicina do Trabalho;
  • Cardiologia;
  • Ortopedia e Traumatologia;
  • Oftalmologia;
  • Radiologia e Diagnóstico por Imagem;
  • Psiquiatria;
  • Dermatologia;
  • Otorrinolaringologia;
  • Cirurgia Plástica;
  • Medicina Intensiva.

Além dessas, existem outras especializações que você pode optar em escolher, ao todo são 53 especialidades médicas que são reconhecidas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). A escolha da especialidade vai depender da área em que o aluno pretende atuar.

Porque o número de faculdades no Brasil triplicou?

Além da grande procura que o curso de medicina possui, outro fator que contribui para o aumento da oferta do curso de Medicina, é que ele é um dos mais caros do mercado. Um aluno que está fazendo a formação básica de medicina aqui no Brasil precisa desembolsar entre R $5 mil e R $16 mil por mês.

No final do curso, a instituição de ensino pode arrecadar até R $1 milhão por aluno. Mas não pense que ela só lucra com a oferta do curso, para que uma instituição de ensino tenha dentro de seus cursos a medicina, ela precisa fazer um alto investimento, pois o curso exige várias tecnologias durante todas as suas etapas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redes Sociais

Parceiros

Logo Blog da Sulamita

Sou Sulamita Pinheiro Machado Cogan, advogada por formação. Todavia, por gostar de alguns assuntos como moda, beleza, música, pets, etiqueta e turismo no Brasil, resolvi escrever um blog para trazer aos usuários na internet conteúdos importantes sobre cuidados e os produtos utilizados com os pets.