Como profissionais de SEO, não faltam temas para melhorar o desempenho dos sites pelos quais somos responsáveis. Existem os velhos truques conhecidos e obrigatórios como: netlinking, criação de conteúdo, mapas de sites e arquivos robots.txt.

E também há novos caminhos a serem descobertos: pesquisa por voz, trechos de conteúdo, indexação “mobile first”. Em meio a tudo isso, um fator é muitas vezes esquecido, mesmo que tenha um impacto considerável na velocidade de carregamento das páginas de um site (um critério essencial para alcançar um bom desempenho de SEO). Estou falando sobre hospedagem de sites

A hospedagem na Internet que você escolhe determina a qualidade geral da experiência que você oferece aos visitantes do seu site, mas também aos robôs dos mecanismos de pesquisa, principalmente o Google.

Se você deseja evitar erros de servidor e tempos de carregamento de página incompatíveis com um site dedicado à aquisição de clientes, seja um e-commerce ou não, você precisa absolutamente de um host sólido com o qual possa contar.

Em última análise, você deseja um host que apoie seus esforços de conteúdo orgânico, em vez de impedi-los. Vamos dar uma olhada nas principais características que definem um host amigável de SEO.

A importância da hospedagem na web para SEO

Eu costumava dizer que em um mundo de computadores (a Internet), o primeiro tijolo a ser mimado é a acomodação. Muito antes do conteúdo e muito antes do netlinking.

Hospedagem na web eficiente ou nada. Na verdade, o melhor conteúdo e a melhor rede de links de entrada não mudarão os resultados da indexação do Google se o servidor que hospeda o site for lento e obsoleto! Como você deseja que o Googlebots indexe um site que eles não podem acessar?

5 critérios para escolher uma boa hospedagem na web

1. Uma garantia de alto tempo de atividade

A garantia da disponibilidade do seu servidor é sem dúvida o factor mais importante para saber se o mesmo é compatível com o referenciamento natural e, sobretudo, se lhe permitirá receber todos os visitantes que venham ao seu site a qualquer momento do dia ou da noite.

O tempo de atividade é a porcentagem de tempo que seu site está online e acessível. Quanto maior o seu tempo de atividade, próximo a 100%, menor a probabilidade de os visitantes acessarem um site inativo, o que os redireciona para os mecanismos de pesquisa e, portanto, para seus concorrentes.

Também pode comprometer a sua classificação no processo de indexação do Google e outros motores de busca. O que você acha que os algoritmos do Google farão se seus Googlebots chegarem a sites que estão fora do ar ou demoram muito para responder?

Hosts melhores e mais confiáveis ​​oferecem maiores garantias de tempo de atividade. Estamos falando sobre a disponibilidade do servidor. Para obter os melhores resultados, escolha um host que ofereça pelo menos uma garantia de 99,9% de tempo de atividade (ou mais, se você conseguir). Isso corresponde a aproximadamente 1,44 minutos de inatividade por dia e 8,8 horas por ano. É um bom valor.

Por outro lado, tome cuidado com os hosts da web que afirmam ter 100% de disponibilidade. Sempre haverá um tempo de inatividade. O principal é reduzi-los ao máximo. Dessa forma, não afetará o desempenho do SEO do seu site.

2. A localização do servidor web

Embora o tempo de atividade signifique que o conteúdo do seu site está sempre acessível para os usuários, a localização geográfica do seu servidor também pode afetar a rapidez com que ele estará acessível para eles.

Se você optou por um plano de hospedagem compartilhada, VPS ou de servidor dedicado, seu site provavelmente está em um servidor físico em um data center localizado fisicamente em algum lugar (em oposição à hospedagem na nuvem, onde seus dados estão hospedados muitos dispositivos físicos sem realmente saber onde).

Idealmente, você deseja que esse data center esteja localizado o mais próximo possível da maioria dos visitantes de seu site. Quanto mais longe está o servidor, mais tempo o site pode demorar para carregar e, portanto, fazer o público perder a paciência.

Se você estiver operando em um país, mas estiver usando hospedagem no outro lado do mundo, a localização do servidor pode parecer estranha para os mecanismos de pesquisa, o que pode afetar o seu SEO.

Nem é preciso dizer que os próprios servidores devem ser rápidos e que a hospedagem deve ser capaz de melhorar seu desempenho por meio da implementação de uma rede de distribuição de conteúdo (CDN) é um poderoso sistema de cache.

3. Múltiplas opções

Todos nós gostamos de ter uma escolha de opções diferentes. A acomodação que você escolher também deve oferecê-la a você. Além da hospedagem em si, muitos hosts da web oferecem opções de valor agregado que podem levar sua hospedagem a um verdadeiro nível profissional.

Aqui estão algumas das opções que consideramos obrigatórias:

Manutenção e suporte “all-in-one”

atualizar regularmente um site tornou-se essencial, seu host cuida disso? Mas uma simples atualização pode quebrar tudo em seu site. Verifique se o seu host cuida desses reparos técnicos após as atualizações e em que prazo.

Backups automáticos

Se algo der errado, ter acesso a um backup do seu site é uma segurança essencial. Veja se o seu host oferece backups automáticos gratuitos ou pagos e por quanto tempo.

SSL

HTTPS é um fator de classificação considerado pelo Google há anos. Se você ainda não mudou para um site seguro, precisa fazer isso rapidamente. Certifique-se de que sua hospedagem oferece suporte a SSL. Alguns até o incluem gratuitamente em sua oferta de hospedagem.


Segurança

a segurança dos dados do seu site, bem como a segurança das transações, é um ponto sensível ao qual os internautas estão cada vez mais atentos. Seu host deve ser capaz de garantir a você um site seguro com verificações de segurança regulares.

Planos de hospedagem múltiplos: conforme seu site cresce, suas necessidades de hospedagem provavelmente mudarão (isso é uma coisa boa!). Em última análise, o volume de seu tráfego pode ser grande o suficiente para justificar a mudança para um hosting mais eficiente e de maior capacidade.

Essa transição será mais fácil (e menos dispendiosa) se você não precisar mudar de provedor. Certifique-se de que o host que você escolher pode acompanhar seus negócios digitais. É o desejo de respeitar todos estes pontos que nos levou a oferecer aos nossos clientes a nossa própria solução de alojamento web.

4. Boas críticas de clientes

Ok, digamos que você use esta lista de opções para comparar diferentes hosts da web. Neste ponto, você leu os recursos de acomodação em oferta e parece que eles marcam todas as caixas certas.

Agora é a hora de validar se as afirmações de marketing são reais e não apenas ilusões. Antes de fazer o pedido de um host da web, reserve alguns minutos para ler as avaliações online.

Observação: o tema “hospedagem” tende a atrair mais comentários negativos do que a maioria dos outros temas.

Mas se o seu site cair, mesmo que por um momento, e mesmo se você for o culpado (o que pode acontecer se você escolher um plano de hospedagem inadequado), você ficará extremamente irritado com o seu anfitrião e irá twittar, postar e blogue sobre isso com veemência.

Infelizmente, é a própria natureza do negócio que faz isso. Dito isso, você ainda pode coletar muitas informações valiosas dos comentários postados na web. Procure por hosts da web que estão no topo das melhores listas de hosts da web repetidamente e leia os comentários para verificar se o plano de hospedagem que você está considerando provavelmente fornecerá o que você precisa.

Você não terá problemas para encontrar essas listas. Uma rápida pesquisa no Google por [a melhor hospedagem na web] rendeu toneladas de resultados de PCMag, CNET e muito mais.

Se você souber de algum, também pode entrar em contato com clientes desses hosts para obter suas opiniões. O boca a boca pode ser muito útil nesta área.


5. Suporte ágil e competente

Ao ler os comentários, preste muita atenção em como as pessoas estão falando sobre suporte ou serviço pós-venda.

No caso improvável de seu site cair, você precisa conservá-lo imediatamente. Na maioria das vezes, isso envolve trabalhar com um técnico qualificado e não com uma linha direta vaga de origem desconhecida.

Um bom host fornecerá suporte gratuito 24 horas por dia, 7 dias por semana. Verifique o horário de funcionamento da equipe de suporte do seu provedor em potencial e veja como exatamente você pode entrar em contato com eles. Existe um número de telefone, chat ao vivo ou e-mail?

Considerações finais

Então, o que define um host de SEO de sucesso? Uma boa hospedagem na web deve ser uma daquelas coisas que funcionam em segundo plano, sem que você tenha que pensar sobre isso. 

Ele precisa ser rápido, hospedado no país onde você faz seus negócios e oferecer o essencial e suporte de primeira linha. Por isso, se pretende fazer negócios através do seu site, esqueça as acomodações de baixo custo que só lhe trarão problemas e decepções e opte por uma solução realmente profissional para impulsionar o seu negócio!

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Sou Sulamita Pinheiro Machado Cogan, advogada por formação. Todavia, por gostar de alguns assuntos como moda, beleza, música, pets, etiqueta e turismo no Brasil, resolvi escrever um blog para trazer aos usuários na internet conteúdos importantes sobre cuidados e os produtos utilizados com os pets.