O lema da maioria dos mochileiros é gastar pouco. E um dos cortes de economia é o transporte a ser utilizado – sendo muitas vezes um dos requisitos fundamentais para poupar o bolso e repensado em toda trip. O ônibus é o meio mais econômico de viajar podendo percorrar não só por lugares do Brasil, mas como também por toda a América do Sul (Uruguai, Argentina, Bolívia, Peru, Paraguai e Chile. Além de acessível, esse transporte dá a oportunidade do viajante de poder desfrutar das mais lindas paisagens sem se preocupar com a estrada. Porém, para isso é preciso de tempo, disposição, coragem e um bom mapa em mãos.

shutterstock_59128759

O ponto principal de quem irá planejar uma viagem de ônibus pela América do Sul (ou qualquer outro tipo de viagem), é organizar cada parada e roteiro que pretender fazer, pois só assim não fugirá do orçamento que você tem no bolso. Portanto, planeje e procure passagem para comprar ônibus com antecedência evitando assim, tickets esgotados ou esperas desnecessárias nas rodoviárias.
As companhias de ônibus que fazem ponte do Brasil a Argentina (vice-versa) são três opções:

    • Crucero Del Norte – Saí de São Paulo, Curitiba e Florianópolis.




  • Flacha Bus – Sai do Balneário, Florianópolis e Porto Alegre.
  • Pluma – Saí do Rio de Janeiro, São Paulo e outras cidades.

Essa viagem dura em média 37 horas, então esteja preparando com lanches, cobertores, remédios e demais acessórios. Algumas companhias já oferecem algumas dessas regalias no valor da passagem, mas é bom se certificar antes de comprar.        

shutterstock_210608635         

Já para os passeios dentro das cidades não há grandes problemas, mas é preciso pesquisar bem sobre as rotas para não levar susto sobre as paradas e valores, como, por exemplo, de Peru para Bolívia que tem um ônibus que você paga para ir até Copacabana, mas eles não te deixam exatamente no local, eles param na fronteira da Bolívia e fazem você pegar outra van e com um valor adicional. Por isso é importante pesquisar e conversar com bastantes pessoas que já fizeram esse tipo de viagem, evitando assim surpresas ‘desagradáveis’.

Uma dica interessante para quem irá fazer um mochilão por toda a América do Sul é que quando for mudar de país/cidade busque fazer essa viagem de noite, assim você evita a pagar mais uma diária em hotéis. Já que o lema é economizar, ou pelo menos oscile – Durma um dia em um país e no outro pegue a estrada.       

Falar sobre valores é complicado, pois dependerá muito da distância que você está para o outro ponto.

shutterstock_145297312

As opiniões se dividem quando o assunto é “viajar de ônibus”, porque de certo modo há um preconceito com esse meio de transporte, mas para quem tem o espírito aventureiro e não está procurando muitas regalias em uma viagem, o ônibus é uma excelente opção. Se planeje bem e curta a viagem o máximo que puder, afinal, segundo os viajantes de ônibus, para a América do Sul é uma das melhores experiências que já tiveram.

E aí, gostaram das dicas?

Espero ter ajudado. Compartilhem com aqueles que estão se planejando para as férias e aproveitem!  😛  😎