O período gestacional é um dos mais importantes, ou até mesmo o mais importante na vida de uma mulher, e para que tanto a mãe quanto o bebê tenham acompanhamento especializado, garantindo a saúde de ambos, é importante buscar soluções completas em atendimento.

Uma das formas mais completas de atendimento para esses períodos, é a clínica obstétrica, que não apenas cuidará da mãe e do bebê durante a gravidez, mas também dará suporte após o parto em situações específicas, como veremos a seguir.

Separamos aqui, os principais e fundamentais serviços de uma clínica obstétrica, confira!

Teste de gravidez

Afinal esse é o primeiro passo para a realização do sonho, a confirmação da maternidade. As clínicas obstétricas realizam o teste de gravidez de forma rápida e eficaz. Ao realizar o teste diretamente em uma clínica especializada, você será encaminhada para um especialista na própria unidade, de forma cômoda e rápida.

Pré-natal

Com a confirmação da gravidez em mãos, a clínica lhe encaminhará ao especialista, o obstetra que será responsável pelo seu acompanhamento gestacional, solicitando os exames adequados, realizando as orientações e precauções pertinentes, além de tratamentos quando necessário.

Uma das facilidades do pré-natal ser realizado em uma clínica obstétrica, é o fato de que os exames podem ser realizados diretamente na unidade, ou seja, economia de tempo, já que não existe a necessidade de deslocamento para outras regiões, além de já estar familiarizada com a equipe do local, dando maior conforto e segurança para mãe.

Outro ponto importante, é que infelizmente nem sempre a gravidez é tranquila, e em alguns casos pode apresentar algumas complicações, e quando o pré-natal é feito em um hospital comum, nem sempre esse possui estrutura e preparo para realizar o acompanhamento.

O que não acontece com as clínicas obstétricas, já que possuem toda a estrutura para acompanhar todo o tipo de gestação, desde as comuns, até as mais complicadas, casos como:

  • Gestação evoluindo para abortamento;
  • Gestação Ectópica;
  • Quadros de Pré-Eclâmpsia;
  • Diabetes Gestacional.

Essas são algumas das complicações que podem ocorrer, e em uma clínica especializada os médicos e equipes estão prontos e aptos a conduzir todos os procedimentos necessários, sem que exista alterações que possam abalar o emocional da mulher nesse momento.

Parto Humanizado

Cada vez mais solicitado pelas mulheres, o parto humanizado tem ganhado destaque nos últimos anos, isso porque trata-se de uma forma de resgatar o protagonismo da mulher nesse momento único.

Isso quer dizer, que o parto é realizado da melhor forma para a mãe, no seu tempo, na forma que preferir. A clínica obstétrica tem a função de indicar o obstetra especializado, que ajudará a mãe a trilhar esse caminho para conclusão satisfatória do parto.

Durante a gestação, é criado um elo de confiança entre médico e paciente, através de orientação, exercícios que facilitaram o momento do parto, além de aulas e palestras necessárias para a preparação do momento.

O parto humanizado, é uma forma única de ligação da mulher com o real momento em que dará a luz ao seu filho, é a forma de transformar um momento que é vivido por muitas em forma de agonia, em um momento emocionante que marcará a sua vida, sem que exceda seus limites.

Primeira consulta do bebê

Sim, algumas clínicas obstétricas garantem não apenas a primeira consulta, como também o acompanhamento em seus primeiros anos de vida, dando apoio a mãe, e novamente o conforto da familiaridade e confiança na equipe.

Os primeiros anos de vida do bebê, necessitam de cuidados redobrados e acompanhamento no minimo mensal, para que a saúde do bebê seja garantida e seu crescimento ocorra sem complicações.

Tratamento de depressão pós-parto

É mais comum do que pode imaginar, e ao contrário do que muitos acham não é bobeira, e nem “frescura”, é preciso tratamento. O período gestacional, assim como o encontro com a realidade materna, podem mexer de fato com o psicológico da mulher, e gerar uma depressão pós-parto.

Com isso, será necessário o apoio da família e amigos, além do tratamento especializado. E nada melhor do que realizá-lo em um ambiente familiar e acolhedor, como a clínica em que tem passado toda sua gravidez.

Como pôde observar, a clínica obstétrica é mais do que um local para realizar o pré-natal, é o local de apoio para a mãe e, o bebê em diferentes momentos, e com certeza é a melhor e mais completa solução para sua vida!