As cozinhas pequenas merecem uma atenção especial. Elas precisam ser funcionais e práticas, uma vez que é nelas em que são preparados os alimentos. O essencial, na verdade, é que toda área útil do cômodo seja usada, mas que não haja excesso de objetos, eletrodomésticos e armários, pois isso prejudica a circulação do local. Pensando nisso, separamos algumas dicas para que você as decore da melhor maneira!

1# Ampliação do espaço

Uma das técnicas utilizadas para aumentar a sensação de espaço é o uso de tons claros e cores off-white. Além de trazer luminosidade para a cozinha, esses itens combinam com azulejos, mosaicos, espelhos, prateleiras e divisórias. Mas, sem dúvida, a melhor solução é a instalação de móveis planejados. Eles ocupam todo o espaço disponível e tem modelos práticos com portas de corres, mesas corrediças, gavetões, gavetas com divisórias, aberturas basculante, etc.

wsi_cozinha_2

2# A importância da iluminação

Ambientes iluminados são importantes em qualquer situação, mas nas cozinhas, especificamente, são essenciais: aclaridade interfere no modo como você manuseia os alimentos. Por esse motivo, ter luz natural é um item muito buscado nos projetos.

3# Leve em conta a posição dos eletrodomésticos

Talvez você não tenha pensado nisso, mas antes de decorar sua cozinha toda você deve anotar onde estão os pontos de gás e as tomadas, pois a posição deles determina o local onde estarão os eletrodomésticos. Os aparelhos devem ter um espaço mínimo de 90 cm entre cada um e o corredor, tudo para que a circulação não seja afetada e acidentes não aconteçam.

wsi_cozinha

 

Ainda existem muitas outras dicas, então separamos, em tópicos, mais alguns itens indispensáveis. Confira:

– Mesas: já que cadeiras ocupam um grande espaço, troque-as por banquinhos, que podem ser guardados embaixo da mesa após cada refeição.

– Torre de cocção: o micro-ondas e forno instalados na altura dos olhos, um em cima do outro, economizam espaço.

– Área abaixo da pia e em cima da geladeira: perfeitas para armários que podem servir para guardar itens não muito utilizados e panelas grandes.

– Painéis e barra de aço: coloque-os na parede para pendurar panelas e acessórios.

– Potes, latas e frascos de metal, vidro ou plástico: podem ser usados como decoração e são perfeitos recipientes para se guardar, entre outras coisas, bolachas, tempero e café.

Agora que você sabe o que precisa para decorar sua cozinha pequena, que tal começar a planejá-la?

Post Colaborativo Lopes Consultoria de Imóveis