primavera

Olá meninas, tudo bem?

A primavera é a estação do ano preferida de muitas mulheres, com as flores desabrochando e aquele feeling de que o verão se aproxima e com ele as férias de final de ano. Estudos comprovam que o clima pode influenciar muito o humor das pessoas e com isso, vemos que na primavera e no verão os sentidos ficam mais aflorados, os dias são mais longos e é possível aproveitar melhor as horas de claridade natural.

Além de todo o misticismo presente ao ver as flores nascendo, as folhas verdinhas nas árvores e o sol raiando, atualmente é possível analisar o efeito da claridade solar e da primavera no organismo de homens e mulheres, com pesquisas apontando que o período é o melhor para quem tenta ter um filho, seja de forma natural ou com a ajuda de um tratamento para engravidar

Porque na primavera?

As teorias de que a primavera aumenta as chances de gestação são discutidas e nem todos especialistas concordam com os estudos. No entanto, a hipótese pode se tornar plausível ao lembrarmos que a maioria dos animais busca o acasalamento nesta época.

Além disso, os estudos apontam que o suposto aumento na fertilidade se dá pelo maior contato com a luz solar, que estimula a produção de hormônios, inclusive o responsável pelas atividades ovarianas. Tal estudo, realizado pelo ginecologista e especialista em medicina reprodutiva, Edson Borges Júnior, aponta também que a diferença na taxa de sucesso ocorre tanto em gestações naturais quanto quando o casal utiliza a reprodução assistida.

Para os homens também

O clima ameno e agradável da primavera não tem efeitos apenas nas mulheres. Outros estudos apontam que a qualidade dos espermatozoides também aumenta na estação. As causas dessa melhoria não estão totalmente esclarecidas, mas médicos apontam que a temperatura modifica os espermatozoides, e que essa pode ser uma das causas da mudança na Primavera, quando os mesmos apresentam:

  • Maior quantidade de espermatozoides;
  • Maior motilidade dos gametas;
  • Menor chance de má-formação.

Quando o casal deseja ter um filho, a estação do ano não deve ter tanta importância, uma vez que a vinda de uma criança é sempre uma benção, que traz alegrias a todos familiares.