Rinoplastia é o nome do procedimento cirúrgico indicado para pessoas que desejam remodelar o tamanho e/ou a proporção do nariz. Trata-se de uma cirurgia que pode ser tanto estética quanto aplicada para a correção de anormalidades estruturais que comprometem a respiração e o olfato.

Paciente é preparada para operação de rinoplastia
Imagem: Shutterstock

O nariz é uma estrutura que está localizada bem no centro do rosto, e influencia diretamente na aparência geral da face. Por conta disso, imperfeições e deformidades podem causar grandes transtornos para a autoestima do indivíduo, e a rinoplastia se torna uma excelente opção para resolver estas questões.

O que é a rinoplastia e como ela é feita?

A cirurgia plástica de nariz é um procedimento indicado para a correção de alterações que estão prejudicando a funcionalidade do órgão olfativo — tais como desvio de septo. A rinoplastia também é indicada para fins estéticos, visando resultados como:

  • Aumento ou redução do nariz;
  • Correção do formato ou proporção do dorso nasal;
  • Alteração do perfil nasal;
  • Projeção da ponta do nariz;
  • Afinamento do nariz;
  • Atenuação do calo ósseo do nariz;
  • Correção de assimetrias nasais, deformações e desvios;
  • Harmonização do formato e tamanho das narinas.

O procedimento pode ser realizado por meio de duas metodologias, sendo elas: a chamada técnica aberta e a fechada. O primeiro caso é mais indicado para pacientes que demandam muitas alterações estruturais, uma vez que as incisões permitem levantar a pele da cartilagem e o osso do nariz para visualização de toda a estrutura.

A técnica fechada, também chamada de endonasal, é feita por pequenas incisões que permitem a entrada de instrumentos capazes de acessar e remodelar a cartilagem e o osso do nariz.

Muitas vezes, a rinoplastia é associada a outros procedimentos estéticos ou corretivos. É o caso, por exemplo, de uma cirurgia plástica estética que é realizada em conjunto com uma operação de correção de desvio de septo.

A blefaroplastia, cirurgia que remove a pele enrugada que fica localizada nas pálpebras superiores ou inferiores, é outro procedimento que costuma ser realizado em conjunto com a cirurgia de nariz. A principal vantagem deste tipo de ação é que o paciente precisa passar por apenas uma preparação cirúrgica, bem como apenas um período de recuperação.

Qual o preço da rinoplastia?

De acordo com a resolução de número 1.974/2011 do Conselho Federal de Medicina (CFM), os valores de qualquer procedimento só podem ser informados dentro do consultório médico, durante uma consulta. Isso significa que este tipo de informação não pode ser publicado na internet ou sequer passada por telefone.

Além da proibição, vale a pena ter em mente que a rinoplastia é um procedimento individualizado, que leva em consideração as características clínicas e necessidades de cada paciente. O valor da cirurgia plástica de nariz, portanto, só pode ser determinado após criteriosa avaliação de um especialista.

Somente um cirurgião plástico pode avaliar a extensão das alterações necessárias, bem como o estado de saúde do paciente e os procedimentos pré-cirúrgicos necessários para a realização da rinoplastia. Caso tenha dúvidas ou interesse no procedimento, consulte um cirurgião especializado.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Redes Sociais

Parceiros

Logo Blog da Sulamita

Sou Sulamita Pinheiro Machado Cogan, advogada por formação. Todavia, por gostar de alguns assuntos como moda, beleza, música, pets, etiqueta e turismo no Brasil, resolvi escrever um blog para trazer aos usuários na internet conteúdos importantes sobre cuidados e os produtos utilizados com os pets.


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/femininas/www/wp-includes/functions.php on line 4344

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/femininas/www/wp-includes/functions.php on line 4344