imagemMuitos casais após o seu casamento planejam e sonham ter filhos para aumentar a família e trazer mais alegria e amor ao lar. No entanto, em diversos casos e situações, a mulher, o homem ou ambos possuem problemas ou doenças que implicam nessa questão, fazendo com que o casal tenha dificuldade para engravidar.

Dessa forma, o ideal é que depois de um ano de tentativas sem nenhum método contraceptivo, o casal busque ajuda e auxílio de uma clínica de inseminação artificial para identificar o porquê da ocorrência. Tanto o homem quanto a mulher precisarão passar por uma série de exames para que os médicos especialistas identifiquem os problemas e possam encontrar o melhor procedimento para cada tipo de paciente.

Vale ressaltar que há várias maneiras para que uma pessoa tenha dificuldades para engravidar, já que há fatores masculinos e femininos. Entre os mais comuns estão as causas genéticas, hormonais, baixa reserva ovariana, miomas uterinos, idade acima dos 35 anos e endometriose. Porém, há outros fatores e causas que podem trazer a infertilidade e por isso é necessário fazer a realização de exames e consultas.

Os tratamentos possuem chances de sucesso?

Existem várias possibilidades e técnicas de reprodução assistida para que os casais consigam ter sucesso e realizar seu sonho. Os tratamentos escolhidos irão depender de cada situação, sendo que todos eles possuem taxas de sucesso e aumentam as chances de gravidez.

Além da inseminação artificial que consiste em depositar o sêmen dentro da cavidade uterina, existem outras técnicas que são comuns e eficazes, como é o caso da fertilização in vitro e o coito ou namoro programado.

Os tratamentos variam e podem ser de baixa ou alta complexidade, variando de paciente para paciente. Mas, é preciso destacar que a partir de hormônios e com o avanço da medicina é possível sim fazer com que o casal consiga ter um filho, basta seguir as recomendações e iniciar as tentativas o quanto antes.