O universo da ficção está cheio de histórias onde o personagem é um detetive particular. Mas na vida real você já pensou alguma vez em utilizar esse tipo de serviço?

Muitos são os tipos de serviços que um detetive particular presta para seus clientes e a procura por esse tipo de profissional é muito mais comum do que se pensa.

Podemos citar alguns motivos pelos quais os detetives particulares são contratados.

  • Casos de traição;
  • Busca de desaparecidos;
  • Investigação de paternidade;
  • Busca de origens familiares;
  • Investigação de pessoas;
  • Investigações empresariais.

Os casos de infidelidade ainda estão no topo da lista da maior parte dos detetives, tanto que nos dias de hoje — tanto mulheres quanto homens buscam esse tipo de serviço. Alguns anos atrás, as mulheres é que investigavam em maior número a infidelidade de seus parceiros.

Outro serviço prestado por este tipo de profissional é a procura por pessoas desaparecidas. De acordo com pesquisas de órgãos de segurança pública, o Brasil teve, em média, oito desaparecimentos por hora nos últimos dez anos.  São quase setecentos mil casos registrados.

Esses dados mostram bem o porquê os casos de desaparecimento também fazerem parte dos principais trabalhos investigativos feitos por um detetive particular. Não dá para deixar somente na mão da polícia e não dá para ficar em casa de braços cruzados. De acordo com os detetives profissionais,  os casos de desaparecimento são os que mais devastam uma família. Não saber o que exatamente aconteceu geram problemas que abalam emocionalmente demais os que passam por essa situação.

Outros serviços de um detetive particular?

Buscar saber quem é o pai e onde ele está, move muitas pessoas a procurar um detetive particular. Muitos são os casos em que se sabe somente o nome, ou um local onde morava e procurar um profissional especializado é a alternativa para descobrir o paradeiro desse homem.

Algumas pessoas buscam encontrar irmãos que foram separados ainda muito pequenos, avós, enfim, parentes que se perderam com o passar do tempo e os detetives também são o melhor caminho.

Muitos são os motivos que levam alguém a investigar outro alguém. De acordo com os detetives,  muitos pais hoje em dia buscam seus serviços para descobrirem com quem seus filhos andam, o que fazem, se utilizam drogas, enfim uma forma de descobrir coisas que não estão conseguindo de outra forma.

Outros buscam investigar pessoas que pretendem contratar para trabalhar em suas casas ou empresas. Tem se tornado bastante comum investigar babás, devido aos muitos casos negativos divulgados na mídia sobre agressões e demais condutas rechaçadas.

Espionagem empresarial também faz parte do trabalho do detetive particular

 A investigação de concorrentes ocorre com muito mais frequência do que se imagina. Buscar informações que sejam de alguma forma valiosa para seus clientes é o que os detetives fazem. Além de buscar situações que configuram uma espionagem empresarial, os detetives também investigam profissionais que possam estar fazendo jogo-duplo ou bons profissionais que possam ser contratados pelos seus clientes.

Muito do que se vê nos filmes acontece também na vida real. Para se contratar um bom detetive particular é preciso buscar boas referências, pois existem muitos atuantes no mercado, mas nem todos oferecem serviços de qualidade. Fazer uma pequena investigação sobre o detetive particular antes de contratá-lo é essencial.