Para cuidar do rosto, o primeiro passo é saber quais são os tipos de pele e em qual deles a sua pele se encaixa. Essa informação é o que irá guiar todos os cuidados, em um tratamento direcionado. Os tipos de pele mais comuns são:

  • Pele seca;
  • Pele oleosa;
  • Pele mista;
  • Pele balanceada;
  • Pele acneica;
  • Pele madura.

Quais são os maiores cuidados necessários para o rosto?

Qual a diferença entre eles?

A pele seca pode ser identificada por seu aspecto esticado e apagado, podendo apresentar aspereza. É uma pele que não consegue reter água por carecer de lipídios.

Já a pele oleosa é caracterizada justamente pelo oposto. Ela possui excesso de lipídios, produzindo o chamado “sebo da pele” de forma exacerbada. É uma pele de aspecto brilhante, com tendência ao aparecimento de cravos e com maior produção de suor.

Quando se fala na pele mista, refere-se a um rosto que contém partes secas e partes oleosas. Quem possui essa característica precisa utilizar tratamentos diferentes simultaneamente, para cada parte. É comum que a pele mista apareça em forma da “zona T”, com nariz e testa oleosos e o restante seco.

A pele balanceada também é chamada de normal e é o objetivo da maioria dos tratamentos de pele. Seus poros são imperceptíveis e sua aparência é aveludada, produzindo sebo em uma quantidade adequada e raramente apresentando problemas como cravos e espinhas.

Quando a situação da pele oleosa está preocupante, com diversos cravos, espinhas e um aspecto avermelhado, ela recebe o nome de pele acneica. Ela pode ser sinal de outros problemas, como a má alimentação e desequilíbrio orgânico.

A pele madura, por sua vez, apresenta fortes marcas de expressão, rugas e pouca elasticidade. São os efeitos do envelhecer e a maioria das pessoas tenta minimizá-los.

Quais os cuidados diários?

Há diversos procedimentos para a pele que devem ser feitos semanalmente ou a cada mês, mas criar uma rotina diária de cuidados é imprescindível para promover a saúde e viço do maior órgão do corpo humano.

O primeiro passo para a beleza do rosto é lavar o rosto sempre ao acordar e antes de dormir. Muitas mulheres dormem com maquiagem no rosto e isso é extremamente nocivo. A maquiagem obstrui os poros, impedindo que a pele respire. Existem sabonetes específicos para a pele do rosto, que é mais sensível que o resto do corpo.

Quem tem a pele oleosa pode achar que lavar a pele com produtos mais potentes e diversas vezes ao dia ajuda a balancear. Mas isso é um erro, pois ocorre um efeito rebote. Quando a pele é lavada em excesso e produtos para retirada de oleosidade são usados, tira-se junto a hidratação do rosto.

A pele precisa que haja um pouco de sebo e precisa estar hidratada, reagindo à essa limpeza com mais produção de secreções sebáceas e sudoríparas.

Logo depois de lavar a pele é preciso utilizar um tônico facial. Esse produto complementa a limpeza, equilibrando o PH da pele, estimula a renovação celular e prepara os poros para a hidratação, que é o próximo item essencial para os cuidados diários.

Essa é a etapa mais importante para aqueles que têm a pele seca e a recomendação, nesses casos, é comprar um hidratante feito especificamente para esse grupo. Vale ressaltar que mesmo com a pele oleosa ou acneica é preciso hidratar a pele!

Existem hidratantes voltados para esse público e a etapa evita o efeito rebote. Ao procurar por um hidratante, não importa qual seja o seu tipo de pele, escolha aqueles que não têm álcool em sua composição. O álcool é um inimigo dos cuidados com a pele, ressecando-a.

Para quem possui manchas nas peles, um tratamento com ácido ou hidratante clareador podem ser usados diariamente nos pontos necessários. Assim, gradualmente, as manchas se tornam menos perceptíveis.

Para quem tem a pele madura, é necessário utilizar cremes com ação anti-idade depois de hidratar a pele. São cremes desenvolvidos especialmente para esse público, que devolvem a elasticidade para a pele e agem sobre rugas e linhas.

Por último, antes de sair de casa, é fundamental passar um protetor solar para o rosto na pele. Isso protege a pele contra os danos causados pela luz ultravioleta emitida pelo Sol, prevenindo contra manchas e outros problemas. Mantém a pele saudável, diminuindo os riscos de câncer.

Por fim, é importante lembrar que beber água durante o dia é fundamental. Se possível, compre uma garrafinha de água com capacidade de 1L e beba duas ao longo do dia. É uma forma fácil e prática de controlar o consumo de água e se certificar de que o corpo está sendo hidratado como deve ser.