Muitas pessoas sabem o quanto as doenças cardiovasculares podem ser perigosas, seja por ter visto informações a respeito nos noticiários ou por conhecer alguém que esteja nessa condição. No entanto, é comum ver as mesmas pessoas agindo de forma a contribuir para o aumento dos fatores de risco das doenças cardíacas.

Doenças Cardiovasculares: imagem ilustrativa do coração humano
Imagem: Shutterstock

Essa diferença entre teoria e prática pode cobrar um preço alto no futuro. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo. Confira neste artigo quais são os fatores de risco para doenças do coração e como evitá-los.

O que são doenças cardiovasculares?

As doenças cardiovasculares são um grupo de patologias que atingem os vasos sanguíneos e o coração. É possível dividi-las em:

  • Doença arterial periférica: condição que afeta a circulação sanguínea dos membros superiores (braços) e inferiores (pernas);
  • Doença cardíaca reumática: condição que atinge as válvulas cardíacas e o músculo do coração por conta da febre reumática, causada pela infecção da bactéria estreptococo;
  • Doença coronariana: condição que é ocasionada pela obstrução dos vasos sanguíneos que irrigam o músculo cardíaco;
  • Cardiopatia congênita: quando surge uma anormalidade na função ou estrutura do coração desde o nascimento;
  • Doença cérebro vascular: condição similar à anterior, porém, afeta o cérebro. A mais conhecida é o acidente vascular cerebral (AVC);
  • Trombose venosa profunda: trata-se de coágulos sanguíneos que se desalojam das veias das pernas que e se movem para o coração. Também é conhecida como embolia pulmonar.

O que pode causar as doenças cardíacas?

As doenças cardiovasculares possuem vários fatores de risco. Dentre eles, os principais são:

Hipertensão

A hipertensão acontece quando a pressão arterial ocorre de maneira intensa, sendo que os sintomas mais conhecidos são a falta de ar, tontura e a palpitação. Conhecida popularmente como pressão alta, essa condição é um fator de risco para as doenças cardiovasculares por causar arritmia cardíaca e, em casos mais graves, infarto agudo do miocárdio (ataque cardíaco);

Colesterol

Quando atinge níveis elevados o colesterol se transforma um fator de risco para a saúde cardíaca. Além de causar o ataque cardíaco, também pode desencadear a angina e a síndrome coronariana aguda, entre outras doenças do coração.

Diabetes

Vários estudos já mostraram que a diabetes pode ocasionar doenças cardiovasculares. Isso porque essa condição, quando não tratada adequadamente, pode aumentar outros fatores de risco como, por exemplo, a hipertensão.

Álcool

O consumo exagerado de bebidas alcoólicas pode comprometer o funcionamento do organismo, afetando órgãos vitais como o fígado e o coração.

Tabagismo

Os fumantes apresentam uma predisposição maior para as doenças do coração e do pulmão. Além disso, as chances de uma pessoa que fuma ter um derrame são de 200%.

Sedentarismo

É cada vez maior o número de pessoas que não se exercitam o suficiente para serem saudáveis. O resultado disso é uma predisposição maior para o sobrepeso, obesidade e para o acidente vascular cerebral, também chamado de derrame.

Estresse

O estado de tensão mexe com o organismo, aumentando a liberação de adrenalina e cortisol. Quando os momentos de estresse são muito frequentes, existe a possibilidade de a pessoa desenvolver doenças cardiovasculares.

As doenças cardiovasculares podem ser prevenidas com hábitos de vida melhores, tais como a prática regular de exercícios físicos e a manutenção de uma alimentação rica em nutrientes. Para acompanhar de perto a saúde do coração, é fundamental visitar um médico cardiologista de confiança.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Redes Sociais

Parceiros

Logo Blog da Sulamita

Sou Sulamita Pinheiro Machado Cogan, advogada por formação. Todavia, por gostar de alguns assuntos como moda, beleza, música, pets, etiqueta e turismo no Brasil, resolvi escrever um blog para trazer aos usuários na internet conteúdos importantes sobre cuidados e os produtos utilizados com os pets.


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/femininas/www/wp-includes/functions.php on line 4344

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/femininas/www/wp-includes/functions.php on line 4344