Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a escovação sozinha não é capaz de proteger a zona bucal dos problemas a qual está suscetível.

Para uma boa higiene bucal as suas técnicas, assim como o uso do fio dental e do enxaguante bucal são igualmente importantes. A ação preventiva não se limita a pessoas que já se submeteram a procedimentos odontológicos, como a prótese dentária.

Problemas bucais comuns como o tártaro, as cáries e a gengivite, podem ser evitados através de uma higiene bucal completa e precisa e pelas visitas regulares ao dentista.

Veja aqui quais são os principais cuidados bucais que você deve aderir em seu cotidiano:

A escovação e as suas técnicas

A escovação é a base de uma higiene bucal bem feita, contudo, para uma limpeza eficiente deve-se atentar às suas técnicas adequadas.

O processo de escovação deve ser feito por meio de movimentos circulares na dentição e por varreduras na língua e no tecido gengival. Deve ser realizada ao menos 2 vezes por dia, sendo ao acordar, nos intervalos das refeições e ao se deitar.

Por sua vez, a escovação noturna, juntamente ao restante da higienização, é considerada a mais importante, já que a salivação diminui durante o sono. Com isso, é nesse momento que a passagem do fio dental e do enxaguante bucal deve entrar em cena.

Passagem do fio dental

O uso do fio dental deve acompanhar uma das escovações diárias. Possui como principal finalidade a remoção de restos de alimentos e placa bacteriana nos espaçamentos entre os dentes.

É tendo a passagem do fio dental como hábito, alcançando regiões que não foram atingidas pela escovação, que se consegue combater a proliferação de bactérias em sua completude.

Uso do enxaguante bucal

O uso do antisséptico bucal também deve ser diário, sendo a fase final de uma boa higiene bucal. É por esse hábito que se consegue eliminar as bactérias e retirar os resíduos que ainda se encontram soltos pela zona bucal.

Com isso, se impede que mesmo pela escovação e pelo uso do fio dental as bactérias reajam sobre essas sobras e formem as placas bacterianas. É por essa evolução que surgem as demais complicações e consequências, que é o caso do mau hálito.

Bem como, a halitose é causada por essa reação que as bactérias fazem ao absorverem os nutrientes dos restos de alimentos, liberando uma toxina de odor desagradável.

O enxaguante bucal também é capaz de sanar esse odor e trazer mais refrescância ao hálito. Por fim, um sorriso mais branco e um hálito mais agradável é o resultado final.

Para colher esse efeito, o bochecho desse produto deve durar ao menos 30 segundos.

Escolha dos produtos

A escolha da escova é de extrema importância para a eficiência do processo. Mesmo que esteja disponível no mercado com uma série de modelos, a escova ideal deve conter cabo longo, cerdas macias e cabeça pequena.

Assim como a seleção da escova de dente é relevante, também é a escolha do creme dental, do fio dental e do enxaguante.

O creme dental pode ter especialidades específicas como a prevenção e o combate à sensibilidade, ao tártaro e a doença periodontal. Entretanto, visando a eliminação das bactérias da boca e uma limpeza bucal mais eficaz, deve conter flúor em sua composição.

É importante não exagerar na aplicação do creme dental, sendo a quantidade indicada semelhante ao tamanho de uma ervilha.

Em relação ao fio dental, se deve priorizar aqueles que possuem apenas um único filamento, já que não desfia durante a passagem. Opte por um enxaguante bucal que não possui álcool e tenha em mente que o seu uso não substitui os demais processos.

Visitas regulares ao dentista

Tão importante quanto uma higiene bucal bem feita são as visitas periódicas à clínica odontológica. É por essas idas ao consultório que são identificados os danos à saúde bucal em sua fase inicial, fazendo com que o tratamento ideal aconteça o quanto antes.

É também por essas visitas ao dentista, que procedimentos periódicos como a profilaxia, a limpeza profissional, podem ser feitos. Esse tratamento, no caso, deve ser feito a cada 6 meses, otimizando a própria higiene bucal realizada em casa.

Pelo contato com o odontologista, conseguimos também acolher as suas orientações e indicações profissionais, conseguindo por essa análise, aprimorar a execução dos bons hábitos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redes Sociais

Parceiros

Logo Blog da Sulamita

Sou Sulamita Pinheiro Machado Cogan, advogada por formação. Todavia, por gostar de alguns assuntos como moda, beleza, música, pets, etiqueta e turismo no Brasil, resolvi escrever um blog para trazer aos usuários na internet conteúdos importantes sobre cuidados e os produtos utilizados com os pets.


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/femininas/www/wp-includes/functions.php on line 4348

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/femininas/www/wp-includes/functions.php on line 4348