Nunca se falou e se fez tantas cirurgias plásticas faciais quanto nos dias de hoje.  Tanto no Brasil quanto no mundo, a procura por procedimentos cirúrgicos tem aumentado, sendo que a procura é pelo rosto e corpo perfeitos.

Muitas são as opções de cirurgias plásticas faciais que podem ser realizadas — tanto em homens quanto em mulheres — e muitas delas, inclusive, podem ser realizadas conjuntamente.

Dentre as principais cirurgias plásticas faciais estão:

  • Rinoplastia;
  • Mentoplastia;
  • Blefaroplastia;
  • Otoplastia;
  • Ritidoplastia;
  • Bichectomia.

A finalidade de cada cirurgia plástica facial

A Rinoplastia é a cirurgia plástica no nariz. É um procedimento que tem como principal objetivo remodelar o formato do nariz. Esse procedimento pode ser estético ou para corrigir disfunções respiratórias.

A Mentoplastia é a cirurgia plástica no queixo. É um procedimento que tem como objetivo tratar a forma do queixo, aumentando ou diminuindo o mesmo.

A Blefaroplastia é a cirurgia plástica nas pálpebras. É um procedimento que remove a pele excedente das pálpebras superiores e/ou inferiores.

A Otoplastia é a cirurgia plástica nas orelhas. É um procedimento que tem como principal objetivo mudar a aparências das orelhas. Esse procedimento pode ser estético ou reparador.

A Ritidoplastia é uma espécie de lifting facial. Tem como finalidade tratar as rugas da região e tem alta ação rejuvenescedora.

A Bichectomia é o procedimento para retirada do corpo adiposo das bochechas. É um procedimento que deixa o rosto mais fino e mais harmonioso.

Para todas essas cirurgias plásticas faciais citadas, é preciso que o paciente realize alguns exames pré-operatórios para avaliar a saúde geral antes do procedimento. Alguns exames específicos podem ser pedidos caso o especialista ache necessário.

Os cuidados pré-operatórios são específicos para cada procedimento, mas em todos, requer que o paciente não fume nos dias que antecedem a cirurgia e que não utilizem medicamentos anticoagulantes.

Os cuidados pós-operatórios também variam de acordo com o procedimento que será realizado, mas os cuidados com a higiene na região e com o sol nos primeiros dias é comum a todos.

De acordo com os especialistas, o ideal é que as cirurgias plásticas faciais sejam realizadas por um cirurgião plástico de confiança, em ambiente hospitalar e respeitando as indicações pré e pós-operatórias.

Todos esses cuidados são importantes para garantir o melhor resultado dos procedimentos, prevenir problemas e poder resolvê-los, caso apareçam com maior rapidez e com a melhor estrutura possível.

Ao buscar as cirurgias plásticas faciais é importante conversar bastante com o especialista e tirar todas as dúvidas sobre o procedimento a ser realizado. O especialista é quem poderá dizer se de fato determinada cirurgia plástica facial é mais indicada para cada tipo de paciente, quais os benefícios que ela irá trazer, as possíveis complicações, os resultados, tempo de recuperação e tudo o mais que envolve o procedimento.

A maioria das cirurgias plásticas faciais promove uma grande mudança no rosto da pessoa e por isso é tão importante que o paciente esteja preparado tanto física quanto psicologicamente para isso.

Se você deseja realizar cirurgias plásticas faciais comece pesquisando sobre o procedimento e sobre os cirurgiões que as realizam, com isso você marca uma consulta e nela terá a certeza de que o que busca é mesmo o que procura e precisa.