Na hora de pensar no acabamento de um projeto, sempre ficamos em dúvida na hora de escolher as cores de cada ambiente.  A variedade de cores disponíveis no mercado hoje é tão grande, que a escolha se torna até difícil. Mas é importante lembrar que as cores para ambientes que você vai escolher vão influenciar diretamente no tipo de decoração pensada para cada ambiente. Mas afinal, quais são as melhores cores para se projetar um ambiente? Vivas e vibrantes ou neutras e discretas? Você, como cliente, sabe qual tipo de cor ficaria melhor em seu ambiente? Pensando nisso, preparamos algumas dicas para te ajudar a escolher cores para decorar um ambiente.

Saiba porque decorar ambientes internos com cores neutras

Hoje em dia existe uma grande variedade de matizes e formas de utilizá-las na decoração de um ambiente. As revistas de decoração e sites especializados são cheias de exemplos de super decorações para deixar seu ambiente perfeito, mas a verdade é que é muito difícil combinar perfeitamente as cores com a decoração, ao menos que você seja um especialista. Se você optar por cores neutras, vai economizar muito suor e dor de cabeça na hora de planejar o seu ambiente, entenda porque:

Coringa na decoração

Para criar um ambiente que seja agradável aos olhos existem duas estratégias básicas na hora de escolher os objetos decorativos: utilizar cores semelhantes ou que combinam com as cores adotadas, ou usar justamente cores contrastante com aquilo que está presente no ambiente. Qualquer coisa que ficar no meio termo entre esses dois extremos vai parecer meio deslocada na decoração.

Ao se optar por cores vivas, você tem uma gama reduzida de opções de cores combinando ou contrastando com a cor da sua decoração, mas ao se usar algum tom neutro na hora de decorar, você vai conseguir usar qualquer outro tom neutro como cor que combine, e qualquer objeto de cor viva ou vibrante vai se tornar um contraste em relação a sua cor. Além disso, cores neutras combinam muito bem com madeira, cromados, granito ou mármore.

Super sofisticado

Em revistas de decoração, sites especializados e mesmo em imagens compartilhadas em redes sociais, você encontra sempre muitas ideias na hora de decorar um ambiente com cores fortes e vibrantes. Porém, a menos que seja em casos específicos, as cores neutras – principalmente o próprio branco – apesar de ser a cor mais simples para decoração, é a mais sofisticada de todas. Normalmente ambientes de luxo e alto padrão mesclam na decoração branco, tons de cinza e metálico com elementos bastante neutros na hora de decorar, como madeira, e metal cromado.

Interno e externo

Outra preocupação na hora de escolher a sua decoração é como a cor do seu ambiente vai se relacionar com a fachada de sua casa – caso você more em uma residência térrea. Existem poucos estilos de fachadas, por exemplo que combinam com cores vibrantes. Geralmente só nas modernas e contemporâneas que as cores mais fortes caem bem, então ao escolher tons vibrantes para o seu interior, existe uma boa possibilidade de você não conseguir mante essa relação com o exterior.

Entretanto, ao optar pelo neutro, você vai conseguir manter uma cor que vai se relacionar bem com a sua decoração interna, e esta vai facilmente ser organizada, pois, como mencionado, as cores neutras são excelentes para se compor a decoração interna, apesar de ainda serem menosprezadas.

cores-neutras