O número de brasileiros com a intenção de comprar um imóvel no exterior não para de crescer, o que indica que este sonho é cada vez mais real. De acordo com a pesquisa Capitais Brasileiros no Exterior (CBE), realizada pelo Banco Central entre 2007 e 2017, os investimentos deram um salto, passando de US$ 1,8 bilhão para US$ 6,3 bilhões no período de 10 anos.

Avião em miniatura em cima de mapa mundi
Imagem: Shutterstock

Se você é uma dessas pessoas que deseja comprar um imóvel no exterior, seja para morar, para as férias ou para investir, você não pode deixar de conferir as dicas a seguir.

A escolha do país

Quando o intuito é morar fora, vale a pena ficar atento nos padrões de vida, nas oportunidades de carreira e na capacidade de criar uma família. Pensando nisso, o banco HSBC, faz anualmente uma lista indicando os melhores países para morar. A pesquisa de 2019, conduzida pela YouGov, foi baseada em 18.059 imigrantes de 163 regiões.

De acordo com a lista, a Suíça assumiu a liderança, antes ocupada pela Cingapura que agora aparece em segundo lugar. Outros países que também estão entre os 10 melhores são o Canadá, Espanha e Nova Zelândia.

Caso seu foco seja o investimento, uma ótima opção para suas aplicações são os locais fora dos roteiros turísticos, pois ao investir em uma região menos cotada você irá pagar menos na hora da comprar e, em poucos anos terá seu imóvel valorizado.

Com o país escolhido, o próximo passo é buscar a orientação de quem já tem uma casa no exterior. É sempre bom perguntar sobre os melhores bairros, os custos e outras informações difíceis de ser encontradas na internet ou por uma imobiliária.

Os principais cuidados

É fundamental manter-se informado sobre as regras relacionadas às compras de imóveis do país escolhido. Para te ajudar no processo é recomendável a procura de um profissional da área para que ele possa sanar suas dúvidas e te auxiliar a seguir o sistema jurídico.

Também é preciso que você fique por dentro sobre as taxas e custos envolvidos na operação. Um ponto importante é que imóveis internacionais devem ser declarados no Imposto de Renda brasileiro como custo de aquisição de valor.

Documentos necessários

Nessa etapa, a primeira coisa que deve ser feita é a comprovação de renda para que ocorra a análise de perfil. Como exemplo, vamos citar a documentação necessária caso você fosse comprar um imóvel no nos Estados Unidos:

  • carta de referência bancária;
  • carta de referência do seu empregador, se houver, comprovando que você tem vínculo empregatício há mais de dois anos;
  • carta de referência da operadora de cartão de crédito;
  • declaração de Imposto de Renda (pessoa física);
  • extrato bancário dos últimos dois meses.

Seguindo com o exemplo dos EUA, desde que se tenha um visto, qualquer estrangeiro pode comprar um imóvel, não sendo necessário ter a cidadania americana. Inclusive, é preciso lembrar que mesmo após a compra não será garantido que você adquira o green card.

O processo de compra à vista é muito mais simples e atrativo, além de que tudo pode ser feito do Brasil sem visita presencial. Mas, se você pensa em financiamento, vai precisar dos seguintes documentos:

  • Visto válido;
  • Comprovante de endereço;
  • Conta bancária nos Estados Unidos;
  • Carta do contador;
  • Cópia dos 2 últimos anos do Imposto de Renda;
  • Cópia dos 3 últimos extratos bancários;

Prova dos valores, ou seja, o valor da entrada do imóvel e de mais 6 meses correspondentes às prestações.

Agora que você conhece os principais passos para comprar um imóvel no exterior, é hora de colocar a mão na massa. Converse com seus familiares para traçar um perfil do país ideal e busque ajuda profissional, com corretores e imobiliárias.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Redes Sociais

Parceiros

Logo Blog da Sulamita

Sou Sulamita Pinheiro Machado Cogan, advogada por formação. Todavia, por gostar de alguns assuntos como moda, beleza, música, pets, etiqueta e turismo no Brasil, resolvi escrever um blog para trazer aos usuários na internet conteúdos importantes sobre cuidados e os produtos utilizados com os pets.


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/femininas/www/wp-includes/functions.php on line 4344

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/femininas/www/wp-includes/functions.php on line 4344