Oi, meninas! Tudo bem?

Estive lendo duas matérias, uma dizia que, segundo a ONU, o ano de 2014 foi o mais quente já registrado na história do planeta. A outra dizia que janeiro de 2015 foi o segundo mais quente já registrado, segundo uma análise de médias globais de temperaturas nas superfícies do mar e da terra, feita pelo governo americano.

Não sei vocês, mas eu me assusto bastante com esse tipo de notícia e com o rumo que o nosso planeta está tomando. É muito triste. Como não tenho conhecimento suficiente para falar sobre esse assunto, gostaria apenas de deixar esse alerta e de lembrá-las que durante esses períodos, precisamos ter ainda mais atenção com a nossa saúde.

Temos um pouco menos de um mês até o fim do verão, que a época mais quente do ano, então resolvi compartilhar algumas dicas de cuidados com a pele durante esse período: alimentação, hidratação e proteção. Esse é um processo contínuo para o bem estar corporal e que envolve certa disciplina para que nosso corpo esteja sempre em perfeito funcionamento.

Cuidados com a Pele

o-verao-e-os-cuidados-com-a-pele

Iniciaremos com a proteção da pele, o maior órgão presente no corpo humano e um dos mais complexos. A pele é composta por três camadas, protege o corpo do ambiente exterior, ajuda na regulamentação térmica e reveste todo nosso corpo. Qualquer pessoa que já sofreu com problemas na pele sabe como é dolorido. Portanto, antes de tudo, é necessário saber qual seu tipo de pele e cuidado indicado.

Pele Oleosa: Apresenta aspecto brilhante, poros dilatados com tendência a acne e produção de sebo em excesso.

Cuidados: É necessário manter uma limpeza contínua e utilizar produtos com maior presença de água e menor de óleo. Prefira os géis aos cremes, ou produtos que contenham a escrita “oil-free” no rótulo.

Pele Seca: Ao contrário da pele oleosa, ela exige uma hidratação contínua. Por ser muito seca a sensibilidade é algo frequente apresentando finas descamações e rugas pela falta de nutrientes.

Cuidados: Utilizar produtos com maior presença de óleo e menos água. Óleos vegetais e cremes hidratantes são muito recomendados. Utilize também fórmulas que não contenham álcool em sua composição, pois o álcool acelera o processo de ressecamento.

Pele Mista: Presença forte do óleo em algumas partes e menor presença em outras. A pele mista é uma mistura entre a pele oleosa e seca.

Cuidados: Os cuidados devem ser alternados. Utilizar produtos com maior presença de óleo nas partes secas e produtos em gel para locais com excesso de hidratação.

Pele Sensível: Presença de vermelhidão com ardor, coceira e manchas.

Cuidados: Evitar excesso de exposição climática, maquiagem e cremes sem indicação dermatológica, pois a pele se irrita facilmente.

Alimentação

Para manter a pele saudável durante o verão (não só nele, é verdade) o cuidado não pode ser somente superficial, e deve começar de dentro pra fora, com uma dieta equilibrada e hidratação constante. Comidas leves e ricas em vitaminas e água, ajudam a manter a hidratação do nosso corpo. Confiram a matéria com 24 alimentos que ajudam a manter a hidratação do nosso corpo, feita pelo Terra Saúde.

#ficadica: Se seu objetivo é pegar um bronzeado durante o verão, alimentos como a cenoura, beterraba, brócolis, mamão, manga, damasco e até a romã, protegem e auxiliam o bronzeado sem o excesso de exposição ao sol.

Proteção Solar

Usar protetor solar regularmente, procurar lugares com bastante sombra, após entrar no mar sempre tomar uma ducha de água doce e repassar o protetor (no caso da piscina, também é necessário repassar o protetor). Utilizar óculos, chapéus, evitar o consumo em excesso de bebida alcoólica e alimentos muito gordurosos, hidratantes e pós-sol são cuidados que não podem ficar fora da lista na hora da diversão que envolve muito sol.

É importante relembrar às meninas que tenham alguma doença de pele, como a psoríase, vitiligo e urticária,  que é sempre bom procurarem um dermatologista para indicações mais direcionadas.

O bem estar é um processo continuo que envolve o corpo como um todo, portanto, todos esses cuidados não valem somente para o verão, mas para todas as estações do ano. Divirtam-se e cuidem-se!