Hobbits, elfos e anões serão personagens facilmente encontrados na Vila Mariana em São Paulo no próximo final de semana. No domingo (30) ocorre a NazgûlCon, encontro de fãs de todo o universo fantástico criado por J.R.R. Tolkien, famoso por obras como O Hobbit, O Senhor dos Anéis e O Silmarillion.

O evento ocorre na Associação Osaka Naniwa Kai e traz stands com diversos objetos que os fascinados pela saga podem analisar e adquirir. Bonecos, espadas, cartões e acessórios estarão disponíveis, assim como encenações de batalhas medievais, garantidas pela Ordo DraconisBellis. A venda de produtos também contará com o hidromelTripleHorn, a bebida dos deuses pagãos nórdicos.

Entre as palestras, haverá um pouco de tudo. Desde debates sobre a importância da figura feminina na literatura fantástica até análises dignas de uma escola de idiomas, analisando a evolução dos sistemas de escrita criados por Tolkien para compor suas obras. Sorteios e desfiles de fantasias também fazem parte do evento.

Os ingressos já estão disponíveis e custam a partir de R$ 10 – para estudantes e visitantes que doem um livro em bom estado ou um quilo de alimento não-perecível. O evento ocorre das 10h às 18h. Mais informações podem ser obtidas no hotsite oficial do evento: nazgul.com.br.

Quem organiza o evento?

O evento foi criado e organizado pelo Círculo Nazgûl, um grupo de fãs de Tolkien e colecionadores de artes relacionadas ao universo criado pelo escritor. O grupo, que não possui fins lucrativos, promove encontros de fãs e atividades culturais como:

  • Grupos de contos e de leituras;
  • Jogos de RPG, tabuleiro e videogame;
  • Concurso de cosplay;
  • Exibição de filmes.

Quem é J.R.R. Tolkien?

O escritor fantástico J.R.R. Tolkien possui inúmeros fãs no mundo todo, com uma vasta criação. Seus principais livros virarão filmes de sucesso de bilheteria como O Hobbit (que ganhará sua última parte em 2015) e O Senhor dos Anéis.

Tolkien nasceu em 1892 e teve seu primeiro livro, Songs for thePhilologists publicado em 1936. O autor faleceu em 1973, após anos dedicados à escrita, ao ensino universitário e à filologia.

gandalf2