gravidasSer mãe é um dos maiores sonhos de uma mulher, assim como colocar um vestido de noiva e casar-se com o homem que ama. No entanto, a segunda parte pode ser mais fácil do que ter um filho. Muitos casais têm dificuldade em engravidar e isso pode tornar-se um grande pesadelo.

Algumas mulheres sentem-se frustradas ao não conseguir engravidar. Esse sentimento pode acabar com sua autoestima e também acarretar problemas no casamento. Assim, é importante procurar ajuda médica especializada para descobrir as causas da dificuldade e buscar tratamento adequado.

Causas da infertilidade

Diversas são as causas para a infertilidade feminina, desde doenças ginecológicas até a idade da mulher. Em alguns casos é possível engravidar de forma natural após tratamento ou realizar alguma cirurgia que devolva a fertilidade à mulher. No entanto, o casal é orientado a realizar a fertilização in vitro ou algum outro método de reprodução assistida.

Tratamentos

Para mulheres que querem ter filhos mas descobrem algumas doenças que a impedem de gerar a criança no momento, é possível realizar a coleta e congelamento de gametas, garantindo assim que o tratamento da doença não causará esterilidade, uma vez que ela possui óvulos conservados que podem ser utilizados para engravidar posteriormente.

A doação de óvulos também existe e é recomendada quando a mulher não consegue gerar gametas saudáveis. A doadora deve preencher alguns requisitos como idade e não ter doenças genéticas. A doação é anônima e altruísta, sendo proibida a comercialização dos gametas.

Sendo mãe de forma natural ou com a ajuda de uma clínica de reprodução humana, o importante é nunca desistir desse sonho. Lute por esse propósito!

Ser mãe é uma experiência indescritível!