A cirurgia do nariz talvez seja um dos maiores desafios dos cirurgiões plásticos. Por se tratar de um procedimento que impacta diretamente na autoconfiança, os cuidados devem ser redobrados. A rinoplastia está entre as intervenções mais procuradas do Brasil. Em 2011 foram realizadas cerca 43.500 operações. Em 2013 esse número aumentou em 76%, alcançando aproximadamente 77.200 cirurgias plásticas.

Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, nas estações mais frias do ano, a busca pelos procedimentos estéticos sobe cerca de 50%. Esse crescimento acontece pelas vantagens que o período oferece. Além de ser uma época onde é possível esconder acessórios do pós-operatório, como cintas e proteções, os meses mais gelados são mais propícios ao repouso exigido nos cuidados pós-operatórios. Outro fator influenciador é que o intervalo de recuperação antecede a temporada de verão.

Esclareça alguns mitos e verdades sobre a rinoplastia!

^96593C3A686D5B81B81C24662E1A5800F216FCB422BEFC3DF3^pimgpsh_fullsize_distr

  1. A rinoplastia é bastante dolorosa.

Mito. A cirurgia e o pós-operatório são pouco dolorosos e mais tranquilos do que outras intervenções estéticas. Na maioria das vezes o paciente sente apenas um incomodo nasal, que pode ser comparado a um resfriado.O tratamento se dá por meio de analgésicos, como paracetamol e dipirona.

Closeup profile image of a young brunette on white

  1. O paciente escolhe o formato e tamanho do nariz que mais o agrada.

Mito. A vontade do cliente é levada em consideração, porém esses detalhes são definidos após um estudo minucioso do especialista. A análise envolve a assimetria do rosto, tipo de pele, vias respiratórias, o formato e a rigidez da estrutura óssea e da cartilaginosa.

 

  1. A rinoplastia pode ser realizada com anestesia geral ou local.

Verdade. A anestesia local exige o uso de sedativos. A pessoa que está sendo operada permanece acordada, porém não sente dores. No caso de anestesia geral, o paciente só acordará após o término da operação.

 

  1. O paciente pode ter alta no mesmo dia ou no dia seguinte após a rinoplastia.

 Verdade. A alta hospitalar pode acontecer entre um período de 12 a 24 horas, dependendo do horário que foi realizada a cirurgia. Geralmente o paciente volta para casa no dia seguinte.

  1. Os resultados da cirurgia do nariz são perceptíveis na primeira semana após o procedimento.

Mito.As primeiras mudanças são perceptíveis após o primeiro mês, porém o resultado definitivo pode demorar cerca de três anos. O tempo varia de pessoa para pessoa.

  1. Devo evitar o sol por um período de 30 a 45 dias.

 Verdade.Além de piorar o inchaço do nariz, o sol pode fixar as manchas de sangue que se espalham pelo tecido da pele. Essas marcas saem gradualmente após a cirurgia e são removidas pelo próprio corpo. Porém, uma vez fixadas são de difícil remoção

 

  1. É obrigatório usar tampão e gesso no nariz por um mês após a cirurgia.

Mito: Atualmente, o material usado é uma espécie de acrílico, que além de possuir mais aderência, é mais higiênico. Além disso, geralmente, o curativo é utilizado por sete dias.

  1. É possível identificar quem já recorreu a rinoplastia.

 

Mito: As pessoas que convivem com o paciente diariamente podem notar as diferenças. Porém, bons cirurgiões apresentam resultados bem naturais. Dessa forma, o procedimento é praticamente imperceptível.

 

Post Colaborativo por Dr. Mário Farinazzo