Olá meninas, tudo bem?

Durante o verão falamos aqui no blog sobre alguns cuidados que devemos ter com a nossa pele, principalmente pela onda de calor que estamos vivendo no ano de 2015, temperaturas que só perdem pra 2014, que foi considerado o ano mais quente da história do planeta já registrada!

Mas o verão já foi embora e quem está pra chegar é o inverno. E isso não quer dizer que os cuidados com a pele devem ser deixados de lado, viu! Inclusive, enquanto no verão ela tende a ficar oleosa, é durante o inverno que nossa pele fica mais ressecada ainda, fator que pode colaborar, por exemplo, com o reaparecimento da psoríase no corpo de pessoas que convivem com essa doença crônica. Aliás, já falamos no Femininas sobre o que é psoríase, seus sintomas e ainda tiramos algumas dúvidas, leia aqui.

Voltando aos cuidados com a nossa pele no inverno, vamos à algumas dicas para evitar o ressecamento e, de quebra, deixá-la linda e saudável!

Cuidados com a pele no inverno

inverno-sim-pele-ressecada-jamais

– Beba água frequentemente

Mesmo que o sol não dê as caras, não quer dizer que seu corpo não vai perder água. Durante o inverno é comum que bebamos menos água por acharmos que não há necessidade, mas isso é errado! Beber bastante água por dia ajuda a hidratar a pele e deixá-la flexível, bonita e elástica, evitando seu ressecamento e as consequências ruins que surgem daí. O recomendado é beber cerca de 2 litros de água por dia, esta que deve ter passado por um processo de tratamento de água.

#Dica: e ajuda no processo de emagrecimento também! 😉

– Protetor solar

Outra mania que não deve ir embora com o verão é o uso do protetor solar. Mesmo que o sol não apareça, o protetor solar é importantíssimo para evitar a forte radiação que se faz presente sempre.

– Banhos mornos

Mesmo que esteja muito frio, evite tomar banho com a água muito quente. Essa temperatura não faz bem para a pele e para o couro cabeludo, já que remove a camada natural de proteção. Assim, sua pele fica mais sensível e vulnerável, e é por isso que você sente mais vontade de se coçar e machucados vão surgindo por toda parte. Então tome banho com água morna e não demore muito!

– Sabonete especial

Para deixar sua pele bonita, suave e saudável tome banho usando sabonetes de glicerina ou aqueles próprios para pele de bebês. Você sentirá o resultado da maciez e do antirressecamento.

– Óleos corporais e hidratação

Mais do que nunca é hora de dar o carinho e a atenção que a sua pele merece. Durante os banhos o uso dos óleos é liberado, mas não dispensa o uso posterior dos hidratantes, já que não possuem toda a sua força de hidratar o corpo. Assim, sempre quando sair do banho passe um bom creme hidratante, de preferência marcas que possuam potencial anti-inflamatório. E não se esqueça de hidratar seus lábios, parte da pele que mais percebemos sofrendo com o frio ( e que prejudica o acabamento do batom!). Aliás, uma mania que temos é lubrificar com saliva o lábio quando fica ressecado, mas como a saliva é ácida, ela vai provocar ainda mais a descamação. Ou seja, evite fazer isso e compre um bom protetor labial!

Agora que você já sabe quais cuidados tomar, aproveite o friozinho debaixo das cobertas ao lado de quem você mais ama!