Olá meninas! Hoje vou falar um pouquinho sobre alguns cuidados com crianças, já que nem todas somos mães, mas também temos irmãos, sobrinhas, primos…

Diversas patologias podem necessitar do tratamento fisioterápico na infância e o procedimento pode ser desconfortável para a criança. O ambiente clínico pode assustar os pequenos e, nesse sentido, a fisioterapia pediátrica home care pode ajudar no conforto das crianças.

home

Desde que nascemos estamos expostos a traumas e doenças que podem ocorrer e prejudicar o desenvolvimento motor, que altera a independência da criança e pode impor limitações sobre suas atividades. Para aliviar tais sintomas, é recomendado o tratamento fisioterápico.

Quando buscar o tratamento

Os fisioterapeutas pediátricos podem desenvolver diversos programas de tratamento, específicos para cada caso e em conjunto com outros profissionais da saúde. Os distúrbios que são tratados pelos profissionais com mais frequência são:

  • Síndrome de down;
  • Paralisia cerebral;
  • Espinha bífida;
  • Doenças respiratórias e ortopédicas;
  • Problemas no desenvolvimento psicomotor.

Em cada fase de desenvolvimento o tratamento deve ser personalizado e adaptado, conforme as necessidades da criança. Assim, garante-se o melhor tratamento e a chance de reduzir a dependência da criança perante a família.

Tratamento domiciliar

Deslocar-se com uma criança até a clínica para realizar o tratamento fisioterápico pode ser complicado para a mãe ou pai, principalmente se os mesmos trabalham ou não possuem veículo próprio. Além disso, o ambiente diferente pode assustar a criança a princípio e até mesmo comprometer o começo do tratamento. Para isso existe o tratamento domiciliar.

Diversos especialistas apontam que o tratamento home care traz inúmeros benefícios ao paciente, como estar em um ambiente conhecido e aconchegante e também contar com a presença de familiares, que estimulam a segurança e colaboram com o bem estar da criança, que responde melhor aos tratamentos. Por isso a fisioterapia domiciliar é recomendada em diversos casos, trazendo tranquilidade à família e bem estar à criança.