Olá meninas, tudo bem? Hoje vou falar um pouquinho sobre um tratamento de saúde que traz mais vitalidade e independência aos nossos vovôs e vovós, a fisioterapia geriátrica.

Com o passar dos anos, qualquer pessoa percebe que sua mobilidade não é a mais a mesma e que começa a ter dificuldades de locomoção. Com os idosos o problema é mais frequente e pode trazer frustração, uma vez que eles não se sentem seguros em andar sozinhos e seus passeios ficam condicionados à possibilidade de os filhos ou netos fazerem companhia.

Um ponto importante na terceira idade é manter hábitos de vida saudáveis e cuidar para que o envelhecimento ocorra de forma natural e sem grandes traumas ou doenças. A fisioterapia geriátrica pode ajudar tanto na conservação da saúde quanto no tratamento de diversos problemas que afetam os idosos.

Benefícios da fisioterapia geriátrica

A fisioterapia geriátrica tem como base o bem estar do idoso. Ela busca trazer facilidade de locomoção e trazer ao mesmo a possibilidade de sair e movimentar-se sozinho, tendo assim maior independência e segurança.

O tratamento pode ser utilizado tanto para idosos saudáveis, que desejam manter-se assim quanto para quem já sofreu algum trauma ou passou por cirurgias e doenças que possam de alguma forma trazer sequelas ou limitar os movimentos do paciente. Nesse sentido, a fisioterapia ajuda a tratar:

  • Degenerações nas articulações;
  • Diminuição da força muscular;
  • Alteração do equilíbrio;
  • Alteração na coordenação motora;
  • Alterações posturais.

A fisioterapia pode ajudar ainda no tratamento médico de diversas doenças, crônicas ou não, e aliviar dores e outros sintomas que possam diminuir o bem estar do paciente.

Fisioterapia domiciliar

Diversas clínicas oferecem a fisioterapia, incluindo equipamentos e objetos nos exercícios de forma a estimular ainda mais a recepção do tratamento pelo paciente. No entanto, cada dia mais os tratamentos domiciliares ganham destaque na área da saúde.

O tratamento home care possui inúmeros benefícios uma vez que o paciente não precisa se deslocar até a clínica ou ter contato com outros doentes, evitando assim o risco de infecções e acidentes no deslocamento. O profissional leva todo o equipamento até a casa do paciente e realizar as sessões de fisioterapia lá, no dia e horário que melhor convir para o idoso.