Tá pensando em começar uma dieta? Passou o carnaval, volta às aulas e ao trabalho normalmente e muitas de nós aproveitamos essa fase para perder os quilinhos a mais conquistados nas festas de final de ano e churrascos de verão. Mesmo que o objetivo de se manter saudável esteja incorporado a escolha por uma dieta, nem sempre está é feita da maneira correta, o que pode terminar em resultados não desejados.

shutterstock_151041938

O mais importante da dieta é procurar ajuda profissional para escolher qual delas se adequa melhor ao seu organismo e aos seus objetivos de resultados. Uma nutricionista poderá te explicar detalhadamente qual a melhor opção e o que deve ser evitado. Um dos riscos da dieta é que você se torne refém e deixe sua felicidade de lado, pensando apenas na estética.

Dieta do bem

Pensar em como você se relaciona com a dieta e como ela está inserida na sua vida é um ótimo exercício para identificar se você está exagerando na dose. Veja quatro perguntinhas que você deve se fazer durante uma dieta!

Me sinto culpada em relação a comida?                       

Você está numa dieta, mas um único dia tem vontade de escapar um pouquinho e come um pedaço de chocolate… Está se sentindo culpada por isso? Se sim, não precisa! Mesmo com uma dieta, comer moderadamente algo menos saudável não irá afetar seu resultado final. Não adianta você fugir um pouco e depois ser rígida quanto a alimentação e praticar exercícios exageradamente. Vá com calma!

Eu eliminei todo um grupo de alimentos?

Dietas onde você só come um grupo de alimentos, como proteínas ou dietas onde você elimina um grupo alimentar inteiro, como os carboidratos, são sempre prejudiciais à saúde, mesmo que você atinja esteticamente os objetivos. O ideal é comer menos de algumas coisas, mas não precisa cortar 100%, o que pode influenciar negativamente sua saúde.

shutterstock_178141940

Eu controlo minha dieta ou minha dieta me controla?

Se você passa mais tempo preocupada com a dieta do que com seu trabalho, seus estudos, seus amigos e familiares, alguma coisa de errada tem. A dieta deve ser uma parte feliz da sua vida, onde você sente prazer em comer alimentos mais saudáveis, mas não deve te atrapalhar em outras áreas.

Estou sendo “a chata da dieta”?

Você tem todo o direito de fazer dieta independente do que as outras pessoas pensam disso, mas você também deve respeitar as escolhas alimentares dos seus amigos. Algumas pessoas ao iniciarem uma dieta querem convencer todos ao redor a seguir as mesmas práticas e fazer as mesmas escolhas. Não é por ai, a dieta pode ser uma boa opção para você, mas não necessariamente é a melhor para os seus amigos.

shutterstock_149284490