Os tapetes se tornam peças essenciais para a decoração quando chega o inverno. Eles amenizam o frio dentro de casa e garantem aquela sensação de aconchego e conforto, além de completarem o visual do ambiente. Eles são uma verdadeira tendência para os apartamentos.

No entanto, quando falamos de comprar tapetes, algumas dúvidas comuns aparecem. Confira, então, algumas dicas que ajudarão você a manter as suas peças com aspecto sempre novo!

2

Limpeza

São 2 passos essenciais que devem realizados:
1- Varra seu tapete todos os dias e aspire ao menos uma vez na semana. Lembre-se de utilizar cerdas para não agredir o seu tecido. Se você possui animais ou um lar com muita incidência de pó, aumente a frequência de aspiração.

2- Lave o tapete pelo menos uma vez ao ano. Tente levá-lo a uma lavanderia especializada, pois esses estabelecimentos possuem produtos especiais.

Retire as manchas do tapete com rapidez

Para evitar que as manchas do seu tapete se tornem permanentes é importante limpá-las assim que a sujidade acontecer. Para isso, basta esfregar um pano úmido embebido em detergente ou sabão neutro. Se você pretende usar os produtos “tira mancha” existentes no mercado, fique atentoà composição deles para queos mesmos não danifiquem os fios, seja por desgaste ou desbotamento.

Marca de móveis

Móveis como pés de mesa ou sofá que pressionam diariamente o tapete podem causar marcas no tecido. Isso é bastante comum, mas pouca gente sabe que os fios se regeneram após um tempo. Tudo depende da qualidade do tapete e do período em que ficou pressionado. A dica, portanto, é sempre trocar os móveis de lugar, evitando que o mobiliário fique sempre na mesma posição e ainda criando uma decoração nova algumas vezes ao ano.

4

Odores

Odores nos tapetes geralmente acontecemquando a umidade está alta eo espaço possui pouca incidência solar e ventilação. Outro modo dela aparecer é através dos vasos das plantas, já que a umidade é transpassada para o tecido, podendo até ocasionar fungos, mofo e bactérias. Mas há uma solução simples para evitar essa situação: despeje uma quantia razoável de bicarbonato de sódio sobre o tapete, deixe agir de 15 a 30 minutos e aspire. Isso faz com que as camadas do tecido fiquem sempre secas e o tapete, sem nenhum cheiro.

Você já aplica algumas destas dicas em sua casa? Conte para nós e tenha um tapete sempre novo!

Post Colaborativo Lopes Consultoria