O cenário econômico brasileiro sugere que 2020 seja uma oportunidade para quem deseja adquirir terrenos com negociações favoráveis e começar a investir em imóveis. De acordo com o Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE), o setor da construção civil movimentou R$ 57,7 bilhões em 2018, aumento de 33% em comparação com 2017.

Chave com chaveiro em formato de casa
Imagem: Shutterstock

Sejam empreendimentos residenciais, comerciais, sejam terrenos ou loteamentos, o investimento em imóveis é considerado um dos investimentos mais tradicionais e lucrativos do mercado financeiro. Entre os principais motivos para investir em imóveis estão à segurança, durabilidade, rentabilidade e valorização.

Confira a seguir 5 dicas para começar a investir em imóveis em 2020:

1 – Acabe com todas as suas dívidas

O primeiro passo para começar a investir em imóveis é quitar todas as suas dívidas, já que a grande maioria dos investimentos têm rentabilidade muito inferior às taxas de juros cobradas pelas dívidas.

Investir endividado não é impossível, mas para isso é preciso conferir a viabilidade. Este caso é recomendado apenas se o endividamento cobrar taxas de juros inferiores às taxas de retornos de investimento e quando os prazos e valores de ambos forem proporcionais.

2 – Conheça os tipos de imóveis

Alguns tipos de imóveis são considerados mais rentáveis do que outros e para que não haja erro na hora de investir é fundamental que você conheça todos os tipos de imóveis e qual é o melhor para você.

Imóveis na planta

Para os investidores, esta é considerada uma das melhores modalidades. Mas, para fazer uma boa escolha, é necessário conhecer com mais profundidade o mercado, além da infraestrutura e do desenvolvimento daquela região.

O imóvel na planta tende a ser de 20 a 30% mais barato e possui uma negociação flexível. Além disso, o cliente tem a disponibilidade da escolha do andar e a parte da documentação tende a ser menos burocrática.

Imóveis prontos para morar

Ao comprar um imóvel um dos principais pontos a considerar é o tamanho, o que diferente dos imóveis na planta, os prontos para morar possuem a vantagem de você conseguir realizar visitas in loco. Para locação, os imóveis mais buscados pelas pessoas são geralmente aqueles com dois ou três quartos.

Investimento em terrenos

Antes de tudo, é preciso explicar a diferença entre lote e terreno. Ambos estão relacionados, mas um terreno é um pedaço de terra urbano ou rural que pode ser vendido por inteiro ou dividido, assim essas partes menores são o que chamamos de lotes.

Ao investir em terrenos é necessário manter o olhar focado nas oportunidades do futuro, tendo em vista o desenvolvimento das regiões escolhidas. Assim você poderá vender para construtoras ou até mesmo para outros investidores.

3 – Encontre boas oportunidades

Depois de equilibrar suas economias e saber em qual tipo de imóvel você vai investir, é o momento de você se jogar de cabeça na pesquisa para encontrar boas oportunidades no setor imobiliário.

Nos últimos anos a crise econômica e política no Brasil afetou diretamente o mercado imobiliário. Com isso, algumas pessoas acabaram se endividando e pode ser um bom momento para que você encontre propriedades com alguns descontos ou abatimentos na proposta.

4 – Saiba como ganhar dinheiro com imóveis

Investir em imóveis requer um planejamento para que a taxa de retorno seja positiva. Caso você opte por um financiamento é preciso levar em conta que parte do lucro será utilizado para pagar o empréstimo. Outros gastos que também devem ser considerados são a mobília, reformas e impostos. Tenha cuidado para não esquecer de nada!

Mas também, não deixe de calcular a taxa de retorno para saber quanto você vai ganhar ao investir em imóveis. Caso coloque para locação, você deve dividir o total do investimento feito, considerando todas as variáveis, pelo lucro líquido que vai gerar com o aluguel. Se for vender o imóvel, divida o valor da venda pelo seu investimento inicial.

5 – Conte com ajuda especializada

Por ser um setor com uma série de detalhes e fatores que apenas quem é da área pode identificar com segurança e definição, é sempre recomendado buscar uma ajuda especializada de uma imobiliária. Assim, é possível fazer a melhor negociação e finalizar o processo dentro de todos os parâmetros legais.

O ano de 2020 chegou e investir em imóveis continua sendo seguro e rentável. Basta saber como planejar e conhecer a demanda do mercado imobiliário.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Redes Sociais

Parceiros

Logo Blog da Sulamita

Sou Sulamita Pinheiro Machado Cogan, advogada por formação. Todavia, por gostar de alguns assuntos como moda, beleza, música, pets, etiqueta e turismo no Brasil, resolvi escrever um blog para trazer aos usuários na internet conteúdos importantes sobre cuidados e os produtos utilizados com os pets.


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/femininas/www/wp-includes/functions.php on line 4344

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/femininas/www/wp-includes/functions.php on line 4344