Uma boa e eficiente higiene bucal não se limita apenas as técnicas adequadas e a frequência, mas também a escolha dos produtos ideais.

Como todos os dentistas costumam enfatizar, a higiene bucal não se limita somente à escovação, e em sua completude deve compreender a passagem do fio dental e o bochecho do enxaguante bucal.

As visitas periódicas ao consultório odontológico também são essenciais para a manutenção de um sorriso mais saudável. Se atente também aos procedimentos regulares e não somente ao preço do clareamento dental.

Veja aqui como montar o seu kit de higiene bucal e garantir um sorriso mais saudável e harmônico:

Como montar o meu kit de higiene bucal?

Então, antes de mais nada, antes mesmo de sair de casa, é importante se ter em mente que o que pesa mais na escolha dos produtos é a sua eficácia e não a sua aparência. A aparência também pode ser relevante, mas há características que requerem sua maior atenção.

No entanto, a lista de compras compreende 4 produtos fundamentais: a escova de dente, o creme dental, o fio dental e o enxaguante bucal.

A escova de dente ideal

A escolha da escova de dente deve se basear em suas cerdas, cabeça e corpo.

As cerdas devem ser retas e macias, para evitar o desgaste do esmalte dentário e de machucar as gengivas. A cabeça deve ser pequena para facilitar a realização dos movimentos na zona bucal e fazer com que a limpeza atinja os dentes posteriores. E o corpo, por sua vez, não deve atrapalhar o manejo da escova, sendo proporcional.

A escovação, por fim, deve ser realizada ao menos 2 vezes ao dia, acompanhada por um creme dental com flúor. Leve em conta que a escovação noturna é considerada a mais importante, uma vez que a salivação diminui durante esse período.

No caso de pacientes que estejam passando por um tratamento com o aparelho ortodôntico, uma escova ortodôntica e interdental pode ser uma substituição justa. Além de que já existe no mercado um modelo de escova elétrica.

Creme dental

Assim como a escova de dente, o creme dental está disponível em vários modelos no mercado, possuindo componentes e propriedades específicas. Logo, a escolha do creme dental, especialmente, deve contar com a indicação do dentista e da noção situacional de sua saúde bucal.

Dentre as propriedades específicas do creme dental pode-se encontrar: combate à sensibilidade, ao tártaro e a doença periodontal. A pasta de dente tem como objetivo otimizar a limpeza da escova, e também possui propriedades comuns, como o combate à proliferação de bactérias e ao mau hálito.

Fio dental

O fio dental, por sua vez, tem como objetivo otimizar a higienização em si, removendo resíduos de alimentos e acúmulos de placa bacteriana entre os dentes. Como as cerdas da escova não conseguem atingir esses espaçamentos, o uso do fio dental é essencial.

O fio dental ideal para conseguir realizar essa limpeza com eficiência é aquele que possui apenas um filamento, não desfiando durante a passagem pela sua maior resistência.

Para pacientes que estejam passando por um tratamento ortodôntico, a indicação dos especialistas é um fio super floss. Já para quem possui dificuldade em realizar a passagem do fio, a compra de um passa fio pode ser a solução.

Enxaguante bucal

O bochecho do enxaguante bucal é essencial para finalizar a higiene bucal com chave de ouro. É pelo uso do antisséptico que se consegue eliminar as bactérias e restos de alimentos restantes, impedindo a evolução dos microrganismos nesses resíduos.

É capaz de criar uma película protetora ao redor da arcada e ainda combater a halitose e trazer refrescância ao hálito. Deve ser um hábito diário, assim como o uso do fio, especialmente para quem está passando por um tratamento por aparelho.

A seleção do enxaguante, por fim, deve se restringir a aqueles que não possuem álcool em sua composição e que possua flúor.

Logo, é de grande importância para uma higiene bucal precisa e completa, que se saiba realizar a escolha correta dos produtos. Para quem é vítima da correria do dia-a-dia, nada melhor do que levá-los consigo em um estojo, mantendo o sorriso mais branco e saudável.

É somente pela colaboração entre uma boa higiene bucal e as idas regulares ao dentista, que há a manutenção da saúde bucal devida, e assim, a proteção da zona bucal aos problemas que ela está suscetível.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redes Sociais

Parceiros

Logo Blog da Sulamita

Sou Sulamita Pinheiro Machado Cogan, advogada por formação. Todavia, por gostar de alguns assuntos como moda, beleza, música, pets, etiqueta e turismo no Brasil, resolvi escrever um blog para trazer aos usuários na internet conteúdos importantes sobre cuidados e os produtos utilizados com os pets.


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/femininas/www/wp-includes/functions.php on line 4348

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/femininas/www/wp-includes/functions.php on line 4348