Decorar vários ambientes da casa com plantas é uma forma de deixar o local arejado, com um aspecto mais agradável e claro, mais bonito. A decoração usando itens naturais tem ganhado mais força e já é a aposta de vários decoradores para enriquecer o ambiente usando elementos mais sustentáveis e que valorizem o bem-estar.

Mas nem todo mundo pode contratar um decorador ou paisagista para decidir como usar as plantas dentro de casa. O mais interessante deste item é que ele é muito acessível, pode ser adquirido e ter a manutenção gastando pouco e dificilmente você vai errar na escolha das plantas ornamentais desde que considere o ambiente adequado e cuide dela com carinho.

Jardinagem em vasos 

O primeiro item para decidir a planta que será usada em casa é avaliar o espaço que você tem disponível. Caso o local seja amplo e você opte por um local aberto, as plantas para jardim devem ser escolhidas com a ajuda de um jardineiro e com terra adequada, com a umidade e o adubo necessários.Nesse caso podem ser usadas espécies como:

  • Palmeiras ornamental
  • Rabo-de-raposa
  • Bromélia imperial
  • Pata de elefante

shutterstock_210879757

Caso você tenha menos espaço em casa e deseje colocar suas plantas ornamentais em um ambiente interno é importante considerar fatores como luminosidade, umidade, ventilação e tempo disponível para rega. Dentro de casa o ideal é fazer a jardinagem em vasos, desde um maior até um que seja bem discreto e condizente com o ambiente. Neste caso, você pode escolher espécies como:

  • Suculentas
  • Rosa do deserto
  • Cyca
  • Daslírio

Cuidados Permanentes

A principal diferença entre uma decoração normal e a opção pelas plantas ornamentais é o cuidado que será exigido no dia a dia para manter as plantas bonitas e bem cuidadas. Enquanto a decoração você só se preocupa na hora de trocar, as plantas devem receber atenção constante.

Caso o tempo seja escasso, uma opção é optar por plantas que vão exigir menos regas e menos exposição ao sol e, portanto, vão demandar menos tempo para serem tratadas e terem manutenção.

shutterstock_72500725

Ambiente 

As plantas ornamentais podem ser adotadas como decoração em todos os ambientes da casa, em vasos ou mesmo em quadros vivos, o que dará um charme diferenciado ao local.

jardim em casa

E aí, meninas? Gostaram? Compartilhem essas dicas e deixem o jardim de casa com o seu estilo!