Como se preparar para uma rinoplastiaSe sentir confortável com a própria imagem é algo muito bom para a autoestima. Afinal, é importante gostar, apreciar e aceitar sua beleza, sua originalidade, os seus traços e o seu corpo, entendendo que cada ser humano é um ser diferente, com suas peculiaridades. No entanto, nem todos conseguem se ver no espelho de modo tão simples e à vontade e aí começam os transtornos de humor que, para muitos, são comportamentais.

Nada é tão fácil como parece. É claro que se aceitar faz parte do desenvolvimento da vida e deveria ser muito natural, mas para algumas pessoas, especialmente na fase da adolescência, época em que tudo se transforma em um monstro e os jovens criam um apelo enorme em torno de um probleminha, que a pessoa pode desenvolver um sofrimento profundo com a estética, devido, principalmente, à dificuldade de aceitação.

E estamos falando sobre algo profundo. O modo de se enxergar no mundo pode causar perdas e, até mesmo, fazer com que a pessoa fique deprimida.

A solução, muitas vezes, é buscar ajuda em procedimentos estéticos. Por exemplo, em se tratando de insatisfação na face, mais especificamente no nariz, já que essa é uma das questões que mais afeta os jovens, a pessoa pode fazer uma rinoplastia para dar uma nova forma ao nariz, proporcionando um perfil mais harmonioso com o rosto.

Contudo, devido à rinoplastia ser um procedimento de cirurgia plástica, ela precisa que o paciente seja avaliado por um profissional experiente e habilitado para analisar todas as possibilidades, visando, além do resultado estético, a segurança do paciente.

Dicas de como se preparar para uma rinoplastia

O primeiro passo é ir ao médico cirurgião plástico para fazer uma avaliação visual do nariz. Ele irá verificar se poderá modelar seu nariz como você deseja, pois existem alguns critérios a serem levados em consideração, como a simetria do rosto, capacidade de cicatrização do paciente etc.

Algo que auxilia bastante o especialista é levar fotos de referência para o cirurgião plástico saber como você deseja que o seu nariz fique. Na avaliação, o médico especialista em cirurgias plásticas poderá fazer uma simulação gráfica bastante próxima da realidade, para que o paciente conheça as possíveis aparências que o nariz dele pode ter.

Realizar todos os exames necessários para a cirurgia, que o médico solicitar, sendo que, no geral, são solicitados exames de sangue, eletrocardiograma, risco cirúrgico, Raio X do tórax e tomografia computadorizada do nariz, é fundamental.

Algo que poderá te ajudar no período de recuperação após a rinoplastia é algumas semanas antes, se habituar a tomar banhos mornos, já que, após a cirurgia, você não poderá tomar banho com água muito quente. Dessa forma você já se acostuma antes.

O processo de recuperação da cirurgia não é muito demorado. O tempo médio do período pós-cirúrgico é de 10 dias a quatro semanas até que o paciente seja liberado para voltar às atividades de trabalho, porém ir à praia ou piscina deve ser evitado até que o médico autorize. Mesmo fazendo o uso de filtro solar diariamente, o paciente deve evitar a exposição ao sol.

Como procurar um especialista em rinoplastia confiável?

Essa é outra preocupação necessária. Para saber se o cirurgião plástico com quem irá se consultar é de confiança, consulte se o médico é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.