Olá, meninas!

O final do ano está aí e com ele também chegaram as frequentes dúvidas do que e como servir durante as festas de final de ano. A verdade é que, seja para passar o Natal com a família ou para curtir o Ano Novo com os amigos, sempre queremos surpreender e fazer coisas diferentes, né?  O que devo escolher para a ceia? Qual bebida combina mais com o que eu quero preparar?

como-escolher-o-vinho-correto-para-cada-ocasiao

Para falar com vocês, escolhi aquela bebida que é favorita entre muitas ( e muitos!) de nós, o vinho! Isso porque, além de a-m-a-r  vinho, sempre tenho dúvidas de qual vinho escolher no verão, como servi-lo e também como escolher um depósito temporário para armazená-lo corretamente. Pior ainda é escolher o vinho certo em datas especiais E quentes!

Pensando nisso tudo, conversei com o pessoal do Clube dos Vinhos e pedi algumas dicas para quem, assim como eu, quer entender como escolher entre os tipos de vinho para cada ocasião e clima.

“Existem relações que vão muito além da ocasião em si, e que envolvem diversos aspectos importantes que devem ser levados em consideração na hora da escolha do vinho correto para cada ocasião.” Vamos para as dicas, então?

1-    O clima

No Brasil, um país de clima tropical, durante o alto verão e na maior parte do país, as temperaturas chegam muitas vezes na casa dos 30°C, o que representa um ponto importante para quem deseja escolher o tipo de vinho a ser servido em uma ocasião especial.

Portanto, na hora de escolher os vinhos para as festas de final de ano, ou para uma ocasião em que o clima esteja mais quente, a melhor opção será optar por vinhos mais leves, como brancos, rosés ou espumantes, que diferenciam, entre outras coisas, o teor alcoólico, que é mais baixo e que devem ser servidos em temperaturas mais baixas (gelado).

 vinho-branco-ou-rose-para-dias-quentes

 

Para ocasiões em que a temperatura esteja mais fria, como no inverno, ou no outono, por exemplo, a opção mais indicada é um bom vinho tinto, que é perfeito para esquentar e deixar o o ambiente mais aconchegante  🙂

vinho-tinto-para-dias-mais-frios

2-    O cardápio

Outra dica que também é super útil não somente para as festas de final de ano, é se atentar ao cardápio. Uma tendência que está em alta é a harmonização de vinhos, vocês conhecem? A harmonização não é nada mais do que achar um belo vinho que combine com seu prato.  Legal, né?

Se no cardápio houver algum prato mais gorduroso, o ideal será optar por um espumante brut, que é um espumante mais seco, ou por um rosé, que é um vinho mais leve. Se a temperatura estiver mais fria, opte um vinho tinto com a presença marcante dos taninos.

No caso de um cardápio que contenha pratos bem temperados, principalmente que contenham especiarias, o ideal será acompanhá-los com vinhos brancos ou roses.  Nos dias ou noites mais frias o acompanhamento poderá ser um belo e tradicional vinho tinto, preferencialmente os mais aromáticos.

vinho-branco-para-harmonizar-com-pratos-com-especiarias

Portanto, é fundamental, na hora de escolher o vinho correto para cada ocasião, lembrar que será necessário harmonizá-lo com os pratos que serão servidos.

Infelizmente, as características que apresentamos aqui não estão nos rótulos dos vinhos e quando estão não são facilmente percebidas, portanto se você não se sente segura para escolher sozinha, deixe sua dúvida nos comentários que o pessoal do Clube dos Vinhos irá  ajudar as leitoras do Femininas!

Aproveitem, meninas! 😉