Sexta-feira (28) ocorre a Black Friday, dia em que inúmeras lojas de diversos segmentos oferecem descontos inacreditáveis. A promoção começou nos EUA e logo se espalhou pelo mundo todo, com promoções em lojas físicas e também virtuais, incluindo apps especiais de diversas marcas.

Ao realizar qualquer compra virtual, diversos cuidados são necessários para não ser vítima de golpes, mas na Black Friday esse risco aumenta. Isso porque pessoas mal intencionadas aproveitam o maior fluxo de compradores para criar sites falsos que visam unicamente roubar senhas ou dados bancários.

Pelo celular pode ser mais seguro

Sim, parece estranho, mas fazer compras pelo smartphone e não pelo computador ou notebook convencional pode ser mais seguro. Especialistas apontam que na web convencional é mais fácil e usual criar sites falsos para atrair consumidores e roubar dados. Já nos sites responsivos ou nos aplicativos isso ainda não ocorre com frequência.

Para isso, no entanto, o celular também deve estar protegido contra malwares. Existem inúmeros antivírus gratuitos para os aparelhos, que garantem a privacidade em conexões e assim, evitam o roubo de senhas e outros dados de acesso.

black

O que comprar na Black Friday?

Lojas dos mais variados segmentos participam da Black Friday. Desde itens corriqueiros até imóveis e automóveis aparecem com bons descontos, e o segredo para não se perder na data e gastar mais do que deveria é analisar antes tudo o que precisa e no dia buscar descontos. Os itens mais procurados na Black Friday são:

  • Eletroeletrônicos (smartphones, tablets, notebooks, televisores);
  • Roupas;
  • Acessórios;
  • Sapatos;
  • Livros;
  • Eletrodomésticos.

Muitos criticam a versão brasileira da Black Friday, alegando que lojistas aumentam os preços dos produtos dias antes, dando assim descontos falsos, uma vez que o preço normal do produto é outro. Para isso, vale a pena ficar atenta aos preços dos produtos desejados dias antes e também na data. Além disso, atenção ao site! Muitos golpes são praticados na data, portanto somente compre em sites confiáveis!